2018-02-02

Portuguesa TOMI World recebe prémio na área das smart cities

David Alvito

A plataforma de informação interactiva TOMI foi distinguida com o prémio internacional SMART 50 Awards. A tecnologia portuguesa foi reconhecida pela sua aplicação no Rio de Janeiro, no Brasil, na categoria “Vida do Cidadão”.

O prémio reconhece os projectos mais inovadores e transformadores a nível mundial no âmbito das smart cities, premiando os que sobressaem pela sua influência e inovação no quotidiano das cidades. No caso dos TOMI, a distinção recaiu no projecto do Rio de Janeiro, onde existem, até aqui, 25 destes equipamentos instalados.

Desde 2016, a TOMI WORLD, a empresa tecnológica portuguesa sediada em Viseu que desenvolveu o TOMI, já investiu mais de um milhão de euros para a expansão da rede naquela cidade brasileira. O projecto prevê ainda, durante esta fase, a instalação de 138 TOMI’s no Rio de Janeiro.

José Agostinho, CEO da TOMI WORLD, sublinhou a importância do projecto no desenvolvimento das smart cities. “O TOMI aproxima as pessoas e as cidades, com informação oportuna e serviços que facilitam o dia-a-dia de quem vive e visita as cidades, algo fundamental no âmbito das smart cities. O TOMI está a crescer e a inovar cada vez mais, e ficamos muito orgulhosos que o nosso trabalho seja reconhecido mundialmente”, destacou o empresário.

O TOMI, desenvolvido pela tecnológica portuguesa TOMI WORLD, surgiu há cerca de sete anos e é, no fundo, uma plataforma interactiva urbana que pretende aproximar as pessoas das cidades, disponibilizando informação pertinente, objectiva e actual, no sítio certo e à hora certa, usando um critério de proximidade. O equipamento tem uma utilização completamente user-friendly e, entre outros aspectos, dá a conhecer diversos pontos com interesse turístico e cultural, comércio local, serviços públicos, etc.

O SMART 50 Awards é um prémio atribuído pela Smart Cities Connect, Smart Cities Connect Foundation e US Ignite e a cerimónia oficial da entrega das distinções irá decorrer no dia 26 de Março, em Kansas City, nos Estados Unidos da América, durante a Smart Cities Connect Conference & Expo, num dos maiores eventos de smart cities da América do Norte, onde estarão mais de 200 cidades mundiais e os respectivos líderes.

 

 

 

 

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS