2017-02-24

Águeda organiza debate sobre serviços públicos municipais na cloud

Como levar os serviços públicos dos municípios para a cloud? Será este o tema do evento organizado pela câmara municipal de Águeda, que vai realizar-se sob o mote Storm Clouds – Conferência e Oficinas: Migração de serviços públicos para a nuvem, no próximo dia 1 de Março, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre. O debate enquadra-se no projecto Storm Clouds, que pretende ajudar as autarquias a tirar partido das vantagens da tecnologia.

 

A iniciativa junta as cidades europeias de Águeda (Portugal), Valladolid (Espanha), Tessalónica (Grécia) e Miskolc (Hungria), com o objectivo  de perceber como melhor utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para efectuar a mudança dos serviços públicos municipais para a cloud, focando-se especialmente no cidadão, o destinatário final das aplicações desenvolvidas. No final, as melhores práticas vão ajudar à definição de linhas orientadoras que contribuam para acelerar o processo de migração, por parte das autoridades e decisores públicos, e será apresentado um portefólio de serviços que funcionem na nuvem e possam ser facilmente adoptados por autarquias locais. Fruto de um consórcio, o Storm Clouds junta ainda organizações como a Hewlett-Packard Enterprise, a European Dynamics e a Urenio (Universidade de Tessalónica), coordenados pela RTDI Europe.

 

Em Águeda, o projecto já se materializou em aplicações como o Eu Participo, uma aplicação on-line que faz uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG),< permitindo aos cidadãos reportar ocorrências relacionadas com problemas no espaço público, agilizando e melhorando, de forma simultânea, o processo de comunicação entre autarquia e munícipe.

A iniciativa vai estar dividida em dois momentos distintos: conferência e oficinas, dando a oportunidade para que seja possível não só divulgar, mas também aprender a utilizar serviços públicos alojados na nuvem. O evento a realizar em Águeda vai contar com apresentações a incidir sobre o projecto, em geral, e sobre processo de migração de serviços para a nuvem, em particular. Serão, ainda, apresentados os resultados obtidos por aplicações migradas para a cloud pelo município de Águeda. A informalidade deverá reinar nas oficinas de trabalho, a outra metade do evento, em que existirão mesas redondas, orientadas para a divulgação e aprendizagem na utilização dos serviços públicos.

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-10-12
Onde andam e o que fazem os turistas? Novo portal responde
Perceber “o que fazem e por onde andam” os turistas que visitam Portugal acabou de tornar-se mais fácil. O novo...
2017-09-19
IBM e TUB levam a IoT a bordo dos autocarros de Braga
Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) e IBM Portugal estão a unir esforços para melhorar e personalizar os serviços...
2017-09-08
Beacons chegam a Ferreira do Alentejo
Chegou a vez de Ferreira do Alentejo. Depois de, recentemente, ter chegado à ilha da Madeira e a Óbidos, a plataforma...
2017-06-12
O desafio da privacidade nas cidades inteligentes
Em 2011, uma das inteligências artificiais mais famosas do mundo, IBM Watson, venceu o concurso de TV norte-americano...
VER TODAS