2017-05-11

O QART vai monitorizar qualidade do ar, ruído e tráfego

O QART é uma aplicação de monitorização e mapeamento da qualidade do ar, ruído e tráfego urbanos. Útil não só para cidades, mas também para empresas de dados, unidades industriais e concessionárias de auto-estradas, esta ferramenta permite a disponibilização, em tempo real, de dados que podem revelar-se determinantes para a gestão operacional de infra-estruturas e para a tomada de decisão a vários níveis.

 

A aplicação é o resultado do consórcio estabelecido entre o ISQ, a Quântico, a Sondar.i e o Grupo Cimd e pretende afirmar-se como uma solução importante para a materialização do conceito de cidade inteligente. É através de um equipamento de reduzidas dimensões que é emitida informação em tempo real e com um equipamento de dimensões reduzidas, fácil manutenção e baixo custo.

 

Apresentado na Tektónica 2017, a Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, que decorreu em Lisboa entre os dias 3 e 6 de Maio, o QART é comercializado sob a forma de serviço de informação (Product as a Service) através de três soluções comerciais: a QART Box, que monitoriza as instalações de cada utilizador; a QART Zone, uma solução de rede em que os diferentes utilizadores acedem aos pontos de medição em rede; e a QART Free, que permite, através de uma aplicação móvel, aceder gratuitamente a um conjunto de dados referentes à qualidade do ar e ruído da área em que o utilizador se encontra.

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-11-24
Alugar um pinheiro no Natal e aproveitá-lo para biomassa
A Rnters, finalista da edição deste ano do Big Smart Cities, tem uma proposta smart para o Natal dos portugueses. O...
2017-11-21
Ferramenta de gestão da qualidade do ar chega a Lisboa e Porto
As cidades de Lisboa e Porto vão dispor de uma nova ferramenta para a gestão da qualidade do ar. O LIFE Index-Air é...
2017-11-07
Comunidade ou cidade – qual o caminho a seguir?
Convido-vos a refletir sobre o conceito de interdependência. Através da sua origem etimológica – inter +...
2017-09-21
Gestão de Tráfego Urbano: Sistema “óbvio”, mas normalmente esquecido
O que é comum em modos de transporte urbano como o autocarro, o eléctrico, o transporte individual, o Uber, o táxi...
VER TODAS