2016-07-12

Portugal 2020: Mais de nove mil projectos vão avançar

Um total de 9020 projectos submetidos aos fundos do Portugal 2020 foram aprovados no último mês de Maio. A lista dos projectos foi hoje tornada pública e representa um total de 6,1 mil milhões de euros.

 

A informação disponibilizada no sítio on-line do Portugal 2020 mostra ainda que o valor dos pagamentos aos beneficiários atingiu 1,8 mil milhões de euros. A maior parte dos fundos comprometidos refere-se ao domínio da competitividade e internacionalização, enquanto os valores que foram já pagos aos beneficiários dizem respeito, na maioria, ao domínio do desenvolvimento rural. Em termos percentuais, a taxa de compromisso cifrou-se nos 24 %, enquanto a taxa de execução ficou nos 6 %.

 

Recorde-se que o Governo apresentou no final da semana passada o Acelerador do Investimento Portugal 2020, cujo objectivo é antecipar investimentos previstos com candidaturas aos fundos comunitários, concedendo uma majoração na taxa de apoio a quem executar já este ano projectos que estavam calendarizados para 2017. Utilizando o Acelerador de Investimento, as empresas que adiantem para 2016 os projectos programados para os anos seguintes terão uma majoração de 10 % e as que iniciarem os projectos previstos para este ano terão uma majoração de 7,5 %.

 

Segundo o ministro do Planeamento e das Infra-Estruturas, Pedro Marques, os projectos aprovados e contratualizados no âmbito do Portugal 2020 vão permitir criar sete mil postos de trabalho.

 

A lista de projectos aprovados pode ser consultada aqui.

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-09-15
420M euros para melhorar abastecimento de água e tratamento de águas residuais
A Águas de Portugal (AdP) assinou um contrato de financiamento com o Banco Europeu de Investimento (BEI), com o...
2017-08-22
Actors for Urban Change tem 130 mil euros para apoiar projectos locais
Gostava de desempenhar um papel na mudança urbana e até tem uma ideia para o fazer? A Fundação Robert Bosch e a...
2016-11-08
Mil milhões para apoiar novas ideias
Atenção, participantes do Web Summit! A Siemens está presente neste evento internacional, que decorre até dia 10 em...
2016-10-21
ONU e OCDE comprometidos com o problema do financiamento das cidades
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e o programa específico da Organização das...
VER TODAS