2017-05-04

O papel das cidades na sustentabilidade vai estar em discussão em Lisboa

Numa sessão aberta a todos, o Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian vai reunir, no próximo dia 9 de Maio, em Lisboa, decisores políticos e técnicos dos níveis europeu, nacional e local, para discutir o papel das cidades no desenvolvimento sustentável do espaço europeu e na coesão dos territórios. O seminário “Pensar a cidade: a dimensão urbana do desenvolvimento sustentável” é promovido pelo Ponto URBACT Nacional e pelo Fórum das Cidades.


O evento, destinado a todos os envolvidos e interessados em políticas de desenvolvimento urbano e local, vai contar com a partilha de experiências de cidades portuguesas, casos de Amarante, Coimbra, Amadora, Braga, Lisboa e Fundão, no âmbito de parcerias e de redes europeias de cidades URBACT III. Regeneração urbana, economia local e emprego, inclusão social e participação cívica, serão apenas alguns dos tópicos chave a abordar no dia. O seminário será aberto pela secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, e será encerrado por José Mendes, secretário de Estado Adjunto e do Ambiente. Pelo meio, oradores provenientes de vários municípios e organizações nacionais, assim como de instituições europeias, vão focar-se na identificação e resolução de problemas ambientais e fenómenos de exclusão e polarização social, tendo em vista a coesão do tecido social.


Olivier Baudelet, chefe de equipa de políticas urbanas da DG Regio e Emmanuel Moulin, director do secretariado do programa URBACT, serão outros dos nomes presentes no dia dedicado a pensar a cidade,  no qual as atenções estarão viradas para a Agenda Urbana para a União Europeia.


O programa URBACT é o programa de cooperação territorial europeu que visa a promoção do desenvolvimento urbano sustentável integrado nas cidades europeias.


A participação neste dia, embora livre, carece de inscrição obrigatória. Todos aqueles que desejarem inscrever-se, poderão fazê-lo aqui.

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-05-10
“Agenda urbana é uma boa forma de combater o populismo”
Lisboa, Porto, Águeda e Torres Vedras são quatro das cidades portuguesas que se encontram já a trabalhar em...
2017-05-03
Portugal está a planear ciclovias “sem cautelas”, avisa especialista
A persistência de erros na construção de redes cicláveis, a falta de dados relativos à utilização da bicicleta,...
2017-05-02
AS CIDADES PORTUGUESAS E O URBACT
O URBACT é um programa europeu de cooperação territorial, de aprendizagem coletiva e troca de experiências em torno...
2017-04-28
Web Summit inaugura novo espaço da PT para start-ups
Techtris House, inaugurado no passado dia 26 de Abril pela Portugal Telecom (PT), é o novo espaço dedicado à...
VER TODAS