2017-09-25

Gostamos de cidades e, por isso, gostamos de bicicletas

Mário Alves, membro da MUBi

A MUBi é uma associação de ciclistas urbanos que trabalham juntos de forma totalmente voluntária para melhorar as condições para o uso da bicicleta como meio de transporte utilitário em Portugal. Gostamos de cidades e, por isso, gostamos de bicicletas. O que nos une é a vontade de promover a bicicleta a nível legislativo e social, bem como a progressiva restauração da sua natural competitividade e segurança em meio urbano face ao automóvel. Pugnamos por cidades mais bonitas e agradáveis para viver e acreditamos que um dos fatores cruciais é a redução substancial da presença do automóvel e sua substituição por formas de deslocação mais sustentáveis, incluindo a bicicleta.

 

A MUBi desenvolve projetos de serviço à comunidade, promovendo a mobilidade sustentável, através de programas de educação, de sensibilização e motivação, e de mentorado. Dedica-se, também, a acompanhar a implementação de medidas públicas relacionadas com a utilização da bicicleta, como sejam as infraestruturas e a articulação com os transportes públicos. Além disso, trabalha na defesa dos interesses dos utilizadores de bicicleta a nível legislativo, promovendo a adoção de leis e regulamentos que melhor contemplem e reflitam as necessidades, características e mais-valias da bicicleta como meio de transporte.

Através do esforço e do tempo dos seus voluntários, a MUBi tem os seguintes grupos de trabalho/projetos:

  • Sexta de Bicicleta – incentiva todos a trocarem o seu veículo motorizado pela bicicleta uma vez por semana;
  • Selo MUBi – incentiva empresas e organizações a serem mais amigas da bicicleta, fornecendo estacionamento para velocípedes em condições de segurança e conforto;
  • BikeBuddy – apoia quem precisa de um acompanhamento inicial na adoção da bicicleta para deslocação em meio urbano;
  • Bike-to-School – apoia várias escolas no sentido de proporcionar aos alunos uma forma segura de descobrirem o uso da bicicleta como meio de transporte para a escola.

 

Para além destes projetos, a MUBi tem produzido muitos comunicados e pareceres sobre o tema da bicicleta e da mobilidade sustentável em cidades. Destacamos, por exemplo, os textos sobre as vantagens da bicicleta como meio de deslocação, regras para utilizadores de bicicleta respeitarem os peões, princípios de ação para a redução do perigo rodoviário dos utilizadores de bicicleta, e muitos outros que se podem encontrar no nosso site.

Para se ter uma perceção da variedade das atividades da MUBi, vale a pena ver o nosso Relatório de Atividades de 2014, ou faça-se sócio e use a nossa plataforma de trabalho e projetos - Fórum MUBI. Ideias não nos faltam, o que nos falta são mãos para escrever comunicados, animar as redes sociais, coordenar projetos, “puxar carroças” e “carregar pianos”.

 

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-09-26
Promover uma Mobilidade Sustentável
De uma forma sintetizada, a Mobilidade Sustentável é a capacidade das pessoas se moverem de um ponto para o outro da...
2017-09-22
Em Torres Novas há um negócio que combate a “desconfiança” e aposta na bicicleta
A Recadex é um one man show. Licínio Neto inspirou-se no “aparecimento de empresas de estafetas de bicicleta em...
2017-09-18
Bicicletas partilhadas de Lisboa arrancam esta terça-feira
As Gira, nome escolhido para o sistema de bike-sharing da EMEL, vão estar  oficialmente disponíveis já a partir de...
2017-09-11
O que significa planear uma cidade para as pessoas?
O planeamento de cidades não é nada de novo. Há 7000 anos que vivemos juntos em centros urbanos e o planeamento tem...
VER TODAS