2017-11-21

Ferramenta de gestão da qualidade do ar chega a Lisboa e Porto

As cidades de Lisboa e Porto vão dispor de uma nova ferramenta para a gestão da qualidade do ar. O LIFE Index-Air é um projecto financiado pela União Europeia (UE) que pretende calcular a exposição da população a poluentes atmosféricos para, assim, ajudar os decisores políticos a tomarem medidas concretas para a melhoria da qualidade do ar.

 

A implementar nas cidades de Lisboa, Porto, Atenas (Grécia), Kuopio (Finlândia) e Treviso (Itália) durante os próximos três anos, a iniciativa reúne cinco parceiros europeus. Só em Portugal, o projecto junta Instituto Superior Técnico (IST) e Universidade de Aveiro (UA). Os restantes três parceiros são o Centro Nacional para a Pesquisa Científica “Demokritos” (Grécia), o Instituto Nacional para a Saúde e Bem-estar (Finlândia) e a Universidade Técnica de Creta (Grécia).

 

Através de acções de cálculo da exposição das populações a partículas poluentes na atmosfera, de quantificação de partículas inaladas e de avaliação dos efeitos dessas partículas para a saúde dos cidadãos, o projecto vai identificar conjuntos de acções a tomar, por parte dos decisores políticos, para melhorar não só a qualidade do ar, mas a vida das populações.

 

No final, o objectivo passa por facilitar a avaliação do sucesso de determinadas medidas adoptadas, dando conta de eventuais reduções na incidência de doenças relacionadas com a poluição atmosférica das cidades.

 

O trabalho dos parceiros que integram o projecto já decorre desde Outubro de 2016, com vista a colocar em prática uma ferramenta de gestão capaz de identificar problemas e propor medidas práticas para os solucionar.

 

O LIFE Index-Air faz parte do programa europeu LIFE para o Ambiente e as Acções Climáticas e surgiu, em 2015, como resposta à prioridade da UE que aponta para a salvaguarda dos cidadãos contra os riscos que a poluição ambiental coloca à saúde e ao bem-estar dos europeus.

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2018-02-19
Portugal Smart Cities Summit convida a ir até à antiga FIL
A temática das cidades inteligentes vai voltar ao Centro de Congressos de Lisboa (CCL), a antiga FIL, mas, desta vez,...
2018-02-06
Cidade de Lisboa investe no apoio aos mais idosos
A câmara municipal de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vão investir mais de 100 milhões de euros no...
2018-01-10
GPA: Cinco projectos de inovação urbana disputam vitória
Já são conhecidos os 75 finalistas da 10ª edição do Green Project Awards (GPA), seleccionados a partir de 150...
2017-12-19
Barómetro da Mobilidade Nacional e Manifesto Circula de olho nas tendências
Foi apresentado o Barómetro da Mobilidade em Portugal. A observação das novas tendências no campo da mobilidade é...
VER TODAS