2017-11-21

Ferramenta de gestão da qualidade do ar chega a Lisboa e Porto

As cidades de Lisboa e Porto vão dispor de uma nova ferramenta para a gestão da qualidade do ar. O LIFE Index-Air é um projecto financiado pela União Europeia (UE) que pretende calcular a exposição da população a poluentes atmosféricos para, assim, ajudar os decisores políticos a tomarem medidas concretas para a melhoria da qualidade do ar.

 

A implementar nas cidades de Lisboa, Porto, Atenas (Grécia), Kuopio (Finlândia) e Treviso (Itália) durante os próximos três anos, a iniciativa reúne cinco parceiros europeus. Só em Portugal, o projecto junta Instituto Superior Técnico (IST) e Universidade de Aveiro (UA). Os restantes três parceiros são o Centro Nacional para a Pesquisa Científica “Demokritos” (Grécia), o Instituto Nacional para a Saúde e Bem-estar (Finlândia) e a Universidade Técnica de Creta (Grécia).

 

Através de acções de cálculo da exposição das populações a partículas poluentes na atmosfera, de quantificação de partículas inaladas e de avaliação dos efeitos dessas partículas para a saúde dos cidadãos, o projecto vai identificar conjuntos de acções a tomar, por parte dos decisores políticos, para melhorar não só a qualidade do ar, mas a vida das populações.

 

No final, o objectivo passa por facilitar a avaliação do sucesso de determinadas medidas adoptadas, dando conta de eventuais reduções na incidência de doenças relacionadas com a poluição atmosférica das cidades.

 

O trabalho dos parceiros que integram o projecto já decorre desde Outubro de 2016, com vista a colocar em prática uma ferramenta de gestão capaz de identificar problemas e propor medidas práticas para os solucionar.

 

O LIFE Index-Air faz parte do programa europeu LIFE para o Ambiente e as Acções Climáticas e surgiu, em 2015, como resposta à prioridade da UE que aponta para a salvaguarda dos cidadãos contra os riscos que a poluição ambiental coloca à saúde e ao bem-estar dos europeus.

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-11-22
É importante usar os sentidos para compreender as cidades?
No final deste mês, o especialista em urbanismo norte-americano Chuck Wolfe vai estar em Portugal para partilhar uma...
2017-11-28
Solução para cidades inteligentes da NEC é “Powered by FIWARE”
A solução para cidades inteligentes da empresa japonesa NEC acaba de receber a certificação “Powered by...
2017-11-27
Lisboa: inovação digital e descarbonização em discussão
Será a inovação digital a chave para alcançar a neutralidade nas emissões de carbono? A 5ª edição da...
2017-11-24
Alugar um pinheiro no Natal e aproveitá-lo para biomassa
A Rnters, finalista da edição deste ano do Big Smart Cities, tem uma proposta smart para o Natal dos portugueses. O...
VER TODAS