2017-12-11

Universidade do Minho inaugura LabSecIoT

A Universidade do Minho (UMinho) inaugura hoje um laboratório dedicado ao tema da segurança na Internet of Things e nas cidades inteligentes. Chama-se LabSecIoT e vai permitir conceber, simular e testar soluções tecnológicas, desenvolvidas por alunos da UMinho, capazes de potenciar a sustentabilidade e qualidade de vida nas cidades, dando resposta aos desafios de segurança nesta nova fase tecnológica.

 

O laboratório, situado no Departamento de Sistemas de Informação, resulta de uma parceria entre a universidade minhota e a empresa DigitalSign, especialista em segurança electrónica, mas foi concebida pelos próprios estudantes. O objectivo final é que o laboratório estimule a exploração de novas ideias de negócio “alicerçadas nos requisitos de Segurança da Informação e Privacidade impostos pela Sociedade da Informação actual”, refere a nota de comunicação da UMinho.

 

“Neste tipo de ambiente, o surgimento de novas ideias é um processo bastante dinâmico que não se coaduna com os ciclos longos dos projectos baseados em financiamento estruturado. Aqui, os alunos podem testar livremente as suas próprias ideias para cidades inteligentes, integrando, sempre que adequado, as plataformas de assinatura e certificação digital da DigitalSign”, explica o coordenador do laboratório e docente, Henrique Santos, que estará presente na inauguração de hoje.

 

Para além de Henrique Santos, espera-se ainda a participação de Vítor Pereira, director do ZOOM Smart Cities e representante em Portugal do Smart City Business Institute, e Ricardo Santos, João Barros, Luís Ferreira, Diogo Saraiva e Jorge Bastos – alunos da UMinho que integram a equipa do LabSecIoT.

 

Foto: ©UMinho

 

 

 

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2018-01-03
Compta e NOVA IMS unem esforços para desenvolver iniciativas para smart cities
Enquanto se lançavam os últimos cartuchos de 2017, a Compta Emerging Business, empresa do grupo Compta, e a NOVA IMS,...
2017-09-19
IBM e TUB levam a IoT a bordo dos autocarros de Braga
Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) e IBM Portugal estão a unir esforços para melhorar e personalizar os serviços...
2017-08-01
Smart+Connected, gestão integrada das cidades
A fragmentação do ecossistema aplicacional é um dos maiores obstáculos à concretização de uma cidade...
2017-08-24
“Os veículos autónomos vão ter um impacto enorme na vida urbana”
Professor no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Carlo Ratti tem a seu cargo a direcção do projecto de...
VER TODAS