2017-12-04

Guarda Smart City procura respostas para valorização do interior

A cidade da Guarda recebe, esta tarde, o evento Guarda Smart City,  que contará com a presença do especialista em urbanismo norte-americano Chuck Wolfe. O evento tem o selo da câmara municipal da Guarda, enquadrando-se também no tour “Seeing the Better City”, no qual o autor apresenta a sua metodologia de observação das cidades.

 

A proposta de Chuck Wolfe assenta na criação de um diário urbano, aplicando o método “LENS – Look, Explore, Narrate and Summarize” e desafiando os decisores políticos e os cidadãos a conhecerem, desta forma, melhor as suas cidades. A abordagem deverá também servir de inspiração para pensar respostas a uma das grandes preocupações nacionais nos últimos anos: a desvalorização das regiões do interior.

 

Para além de Wolfe, a conferência Guarda Smart City inclui o contributo de Álvaro Amaro, presidente da câmara municipal, que incidirá sobre o tema “Estratégia, perspectiva e desafio”, e de Vítor Pereira, co-fundador da Zoom Smart Cities (organizadora deste evento em parceria com a câmara municipal da Guarda), que esclarecerá o conceito de cidades inteligentes. O dia de trabalhos só fica completo com a participação do sector tecnológico, a cargo de Elizabeth Cruz, gestora de projecto da NOS.

 

Dada a sua localização geográfica, a Guarda mostra-se ciente da necessidade de “valorizar os municípios e respectivas populações do Interior, de forma a fixar e atrair talento e novos residentes e investimentos para essas mesmas regiões”. Para fazer face a isso, lê-se na nota disponível no sítio on-line da câmara municipal, “as cidades são uma das últimas defesas contra o empobrecimento e a desertificação e requerem uma participação activa de todos, na construção de futuros ambientes que privilegiem a tolerância, serviços públicos dignos e contribuam para a prosperidade económica e social dos seus cidadãos”.

 

Foto: ©IPG

 

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-11-22
É importante usar os sentidos para compreender as cidades?
No final deste mês, o especialista em urbanismo norte-americano Chuck Wolfe vai estar em Portugal para partilhar uma...
2017-10-16
FAROL URBANO: Jogar ao Monopólio (Parte 1)
Quando o jogo do Monopólio foi inventado, há dezenas de décadas, ninguém diria que se tratou de uma das mais...
2016-04-07
A história de um “guarda-rios”
De asas azuis e peito laranja, o guarda-rios é uma das aves aquáticas mais comuns nas margens das linhas de água...
2016-03-08
A base de uma “smart city”
Dou comigo a perguntar qual é, efectivamente, a base que distingue uma Cidade Inteligente das restantes.   Muitos...
VER TODAS