2017-12-04

Grid2030 apoia desenvolvimento de inovações na rede eléctrica

O programa Grid2030 tem dois milhões de euros para apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas que ajudem a inovar a rede eléctrica. A iniciativa resulta de uma parceria da operadora espanhola Red Electrica de España e a InnoEnergy, o motor de inovação para a energia sustentável na Europa, mas está aberta também a Portugal.

 

Os candidatos ao programa poderão fazê-lo em quatro calls, sendo que a primeira, agora a decorrer e com fecho marcado para 8 de Fevereiro, vai focar-se em projectos que acelerem a implementação generalizada de electrónica de potência no sistema e no desenvolvimento de novos recursos para a flexibilidade do sistema compatível com um sistema de energia livre de carbono.

 

Com uma duração de quatro anos, o Grid2030 quer ajudar empreendedores e investigadores a desenvolver planos de negócio e parcerias e só aceita soluções que estejam no estágio inicial de desenvolvimento (abaixo do TRL 5), mas cuja perspectiva de mercado seja clara.

 

A oportunidade está aberta a entidades públicas e/ou privadas e consórcios de toda a Europa – incluindo universidades, centros de investigação, start-ups e empresas do sector. Para além do investimento disponível, que pode chegar até aos cinco milhões de euros, o Grid2030 inclui também apoio no processamento dos projectos e no desenvolvimento de relações directas com os parceiros da InnoEnergy na indústria.

 

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-06-02
500 mil euros para ideias inovadoras de energia sustentável
Até ao dia 29 de Junho, as start-ups portuguesas e espanholas na área da energia sustentável podem candidatar-se...
2016-09-28
Investir numa cidade de cultura
Amarante está em contagem decrescente, isto porque faltam apenas dois dias para a cidade colocar a primeira pedra...
2016-07-12
Portugal 2020: Mais de nove mil projectos vão avançar
Um total de 9020 projectos submetidos aos fundos do Portugal 2020 foram aprovados no último mês de Maio. A lista dos...
2016-06-14
KIC InnoEnergy: nova oportunidade para inovação
Depois de 500 candidaturas recebidas na primeira fase, a KIC InnoEnergy volta apoiar projectos de inovação na área...
VER TODAS