2017-07-21

“Manual” da URBACT conta com boas práticas portuguesas

Oito cidades portuguesas fizeram frente a vários desafios urbanos e as acções que adoptaram figuram, agora, numa lista de, pelo menos, 97 boas práticas urbanas seleccionadas pelo programa europeu URBACT.

 

As boas práticas reconhecidas às cidades portuguesas dizem respeito à inclusão social e migrações (Amadora, Valongo e Palmela), aos bairros desfavorecidos (Lisboa), ao orçamento participativo (Cascais e Águeda), ao desenvolvimento económico local (Lisboa e Sintra) e à biodiversidade (Guimarães).

 

O programa europeu de desenvolvimento urbano integrado fez a selecção das melhores práticas, atendendo, sobretudo, a critérios de abordagem integrada e participada, à evidência de mudanças positivas e ao potencial de transferência para outras cidades.

 

As cidades nacionais que viram as suas abordagens reconhecidas vão agora marcar presença no Festival da Cidade URBACT, no qual serão premiadas e terão a oportunidade de apresentar as suas boas práticas na presença de autarcas de toda a Europa. Este festival vai realizar-se em Tallinn, capital da Estónia, de 3 a 5 de Outubro de 2017, durante a presidência estónia do Conselho da União Europeia. São esperados mais de 450 autarcas e agentes urbanos europeus.

 

O festival servirá, ainda, de palco à apresentação de um novo concurso para a constituição de redes de cidades, tendo em vista a transferência e a adopção de uma série de boas práticas seleccionadas para outras cidades.

 

As cidades detentoras do título “Boas Práticas” vão, também, contribuir com o seu conhecimento e experiência para o trabalho da Agenda Urbana para a UE e para a Nova Agenda Urbana, da Organização das Nações Unidas.

 

A participação no Festival da Cidade URBACT é gratuita, mas de inscrição obrigatória. A organização manifesta especial interesse na participação de cidades que ainda não se tenham envolvido no programa URBACT e que pretendam adoptar uma boa prática. As inscrições podem ser feitas no sítio web do festival.

 

Mais informações sobre as boas práticas seleccionadas podem ser encontradas aqui.

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-08-22
Actors for Urban Change tem 130 mil euros para apoiar projectos locais
Gostava de desempenhar um papel na mudança urbana e até tem uma ideia para o fazer? A Fundação Robert Bosch e a...
2017-01-17
Loulé é o parceiro líder do projecto Vital Cities
Promover um estilo de vida activo e saudável que contribua não só para combater o sedentarismo enraizado, mas...
2016-07-13
Transformar Amarante pela mão da comunidade local
City Centre Doctor é como se chama o novo desafio de Amarante. Apesar do nome, este não tem propriamente a ver com...
2015-10-15
O seu filho já sabe programar?
Num mundo cada vez mais tecnológico, saber “falar” a linguagem dos computadores começa a ser um requisito....
VER TODAS