A Cisco está a chamar todos os empreendedores, start-ups, programadores, investigadores, estudantes ou qualquer pessoa que tenha um negócio em fase inicial, protótipo ou solução em teste a submeter as suas ideias inovadoras para o Cisco Innovation Grand Challenge. Procuram-se ideias disruptivas para a transformação digital da indústria ou do Governo.

Agora na sua terceira edição, esta é uma competição global que reconhece tecnologias, produtos ou modelos de negócio que melhor alavancam a Internet of Things (IoT) em diferentes categorias. No desafio deste ano, é pedido aos participantes que apresentem novas ideias de como tirar partido da IoT para melhorar a educação, saúde, transportes, produção, smart cities, retalho, cibersegurança e infraestrutura.

O prémio é de 150 mil dólares (cerca de 136 mil euros) para o primeiro lugar, 75 mil (à volta de 68 mil euros) para o segundo e 25 mil dólares (23 mil euros) para o terceiro. No entanto, este total de 250 mil dólares (227 mil euros) não é a única coisa que os vencedores recebem: têm também a oportunidade de contar com a mentoria de especialistas da indústria e de utilizar espaço de trabalho e tecnologia nos centros de inovação da Cisco, contando ainda com potencial investimento da multinacional americana e da indústria.

As candidaturas estão abertas até 31 de Agosto. Os semi-finalistas vão ser anunciados a 21 de Setembro e receberão um convite para apresentar as suas ideias no IoT World Forum, em Berlim. Por fim, os seis semi-finalistas vão apresentar o seu projecto perante um júri no Web Summit, a decorrer em Lisboa de 7 a 10 de Novembro. O anúncio dos três vencedores será feito também durante o evento.

Estes projectos serão avaliados com base numa combinação de diversos factores, entre eles o valor, oportunidade de mercado, potencial de crescimento, quão disruptivos e diferentes são da concorrência, poder de encaixe com a estratégia de negócio da Cisco e/ou seus parceiros estratégicos de negócio, bem como probabilidades de sucesso a longo prazo.

Nas duas últimas edições, o Cisco Innovation Grand Challenge recebeu milhares de ideias de mais de três mil empreendedores de 150 países.