2018-01-25

Cidades portuguesas entre as candidatas às Redes de Transferência URBACT

As candidaturas para as cidades que pretendem liderar as Redes de Transferência URBACT fecharam no passado dia 10 de Janeiro e o primeiro balanço já foi divulgado. No total, foram recebidas 44 candidaturas de 17 Estados-Membros. Portugal apresentou mais de uma proposta.

As Redes de Transferência do URBACT, o programa europeu de cooperação territorial, são redes de cidades europeias em que é promovida a partilha e a adaptação de boas práticas iniciadas pelas cidades com o selo “Boa Prática URBACT”. As cidades que conquistem esta designação são, assim, convidadas a integrar redes que visam a adaptação e a difusão das melhores soluções urbanas aos restantes membros.

No que respeita ao número de candidaturas apresentadas ao concurso findo, Espanha está à frente, com 11 cidades a pretenderem liderar redes de transferência. A seguir, seguem-se a Itália e a Dinamarca, com seis e quatro candidaturas apresentadas, respectivamente. Portugal, por seu lado, faz companhia a França, Suécia, Reino Unido, Holanda e Hungria, todos com mais de uma candidatura apresentada.

As primeiras informações, dadas a conhecer pelo programa URBACT, revelam que mais de um terço das propostas estão orientadas para a inclusão social, com especial atenção para as questões dos migrantes, mas também para o preço da habitação e o voluntariado. Questões relacionadas com o ambiente também fazem parte das propostas apresentadas, representando um quarto do total. A mobilidade sustentável não foi, contudo, contemplada por nenhuma das propostas.

Depois de analisadas pelo secretariado do programa europeu de Cooperação Territorial, assim como por uma equipa de avaliadores externa, serão reveladas, no dia 4 de Abril, as cidades que irão liderar as Redes de Transferência.


Recorde-se que, no ano passado, Portugal viu nove boas práticas de oito cidades serem reconhecidas com o selo “Boas Práticas URBACT”.

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2018-02-19
Portugal Smart Cities Summit convida a ir até à antiga FIL
A temática das cidades inteligentes vai voltar ao Centro de Congressos de Lisboa (CCL), a antiga FIL, mas, desta vez,...
2018-01-10
SMIITY, a única portuguesa nos The AppTourism Awards 2018
A SMIITY é a única representante nacional na 5ª edição dos The AppTourism Awards 2018, os prémios espanhóis que...
2018-01-05
Fab Lab Aldeias do Xisto tem quatro bolsas para programa mundial
O Fab Lab Aldeias do Xisto vai participar na 10ª edição do programa Fab Academy com mais de 120 fab labs de todo o...
2017-12-21
Programa URBACT lança Redes de Transferência
O concurso para Redes de Transferência está aberto entre 15 de Setembro e 10 de Janeiro de 2018 e a ele podem...
VER TODAS