2016-11-03

As Cidades do Futuro debatem-se em Lisboa

“Cidades inteligentes – Cidades do Futuro” é a proposta da Lisboa E-nova para o próximo dia 30 de Novembro. Pela quarta vez, a Agência de Energia e Ambiente de Lisboa organiza uma conferência sobre o tema, dando especial destaque ao actual momento de inovação tecnológica que a capital portuguesa está a atravessar.

 

Sobre como construir cidades e comunidades inteligentes, o encontro vai abordar temas como o projecto europeu Sharing Cities ou Web Summit. Paulo Carvalho (CM Lisboa), Graham Colclough (UrbanDNA), Rui Franco (CM Lisboa), Miguel Águas (Lisboa E-Nova) são os oradores que dão o pontapé de saída nesta conferência.

 

Num segundo painel destinado à gestão – também esta inteligente – das cidades, a palavra cabe às empresas do sector Siemens e Altice Labs, com representantes municipais a partilharem as suas experiências. Da CM Lisboa, Vítor Vieira vai abordar a gestão electrónica dos resíduos, enquanto James Blaik, de Doncaster no Reino Unido, analisa a iluminação pública inteligente (a confirmar).

 

A tarde da conferência será dedicada à divulgação de projectos e aplicações em ambiente urbano, com a experiência de Águeda em destaque. Inovação tecnológica, modelos energéticos sustentáveis, urban analytics e governação inteligente são alguns dos temas visados, com os contributos da Novabase, Coopérnico, Nova IMS e Universidade das Nações Unidas, respectivamente.

 

Mais informações aqui.

 

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-10-17
Habitação, habitação, habitação
Nas recentes eleições autárquicas, a habitação tornou-se num tema dominante na agenda política e – nas maiores...
2017-10-03
Uma batalha de start-ups que só acaba no Web Summit
Uma "batalha" dirigida a start-ups e empreendedores com projectos para as áreas da mobilidade sustentável e serviços...
2017-09-18
Bicicletas partilhadas de Lisboa arrancam esta terça-feira
As Gira, nome escolhido para o sistema de bike-sharing da EMEL, vão estar  oficialmente disponíveis já a partir de...
2017-09-14
Cidades 2030: monitorizar os ODS a nível local
Em Agosto de 2017, a Sustainable Development Solutions Network divulgou o US Cities SDG Index, com uma análise do...
VER TODAS