2017-06-29

Dois dias em Águeda para discutir energia e inteligência nas cidades

Arranca hoje a Conferência Internacional Energy and Smart Cities. A iniciativa, organizada pela câmara municipal de Águeda em parceria com o Lighting Living Lab (LLL), vai contar, entre hoje e amanhã, com vários painéis de discussão e workshops, dando particular atenção à inteligência urbana e aos desafios que as cidades enfrentam.

 

Iluminação pública, soluções inteligentes de mobilidade suave, dados abertos, economia circular, Internet das Coisas (IoT) e smart governance são apenas algumas das temáticas abordadas ao longo dos dois dias da conferência, que decorre no Centro de Artes de Águeda.

 

O evento vai contar com a participação de Gil Nadais, presidente da autarquia local, Jorge Seguro Sanches, secretário de estado da energia, José Mendes, secretário de estado adjunto e do ambiente, e Carlos Zorrinho, membro do parlamento europeu. Estarão igualmente presentes vários representantes de municípios portugueses e do sector privado.

 

Eficiência Energética nos Municípios, A iluminação do futuro e Utilização de Luz LED para transmissão de informação são algumas das sessões ligadas à inovação associada à iluminação pública agendadas para a conferência. Recorde-se que a cidade de Águeda lançou, recentemente, um projecto que visa instalar uma Rede Inteligente de Iluminação Pública de Suporte às Smart Cities,  que pretende transformar cada ponto de luz num ponto inteligente de uma rede de comunicações. Gil Nadais, em entrevista para a edição 14 da Smart Cities, revelava o potencial desta rede, não só ao nível dos consumos, que “pode alcançar reduções de consumo superiores a 80 %”, mas sobretudo em relação aos serviços e dados que a rede pode disponibilizar. “Por exemplo, numa área rural podermos ter no nosso smartphone a informação ao segundo de quando chega o transporte público; poderemos saber qual a qualidade do ar do local onde residimos, e os serviços autárquicos podem saber quantas pessoas transitam naquela rua e assim dimensionar as intervenções necessárias”.

 

Os dois dias da conferência têm, ainda, agendados vários workshops, entre os quais estão uma oficina de dados abertos e sessões dedicadas às tecnologias de ensino em sala de aula e ao Águeda Living Lab.

 

A Conferência Internacional Energy and Smart Cities resulta de uma organização conjunta da câmara municipal de Águeda e do Lighting Living Lab, um projecto da autarquia no âmbito das cidades inteligentes, em parceria com outras entidades e empresas locais, que visa a promoção da iluminação sustentável e inteligente.




foto: ©CM Águeda

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-10-04
Alfa-AMA: Combater as alterações climáticas num bairro esmagado pelo turismo
No bairro de Alfama, é hoje difícil escapar à febre do turismo, mas duas investigadoras portuguesas estão...
2017-09-28
Greenfest com "nova cara" para celebrar 10º aniversário
O Greenfest mudou de cara. Com uma imagem renovada, a 10ª edição do evento vai realizar-se entre os dias 28 de...
2017-07-19
“A ideia é que o COI possa estar em qualquer telemóvel”
Na última sexta-feira, o município de Lisboa apresentou oficialmente a plataforma de gestão inteligente que irá...
2017-06-08
EUSEW: Nove projectos de smart cities para replicar
A Semana Europeia da Energia Sustentável (EUSEW) vai juntar nove projectos para cidades inteligentes, numa iniciativa...
VER TODAS