2017-12-14

Oito veículos eléctricos ajudam a limpar as ruas de Oeiras

A câmara municipal de Oeiras adquiriu, recentemente, sete veículos eléctricos para aspiração e lavagem de vias públicas e espaços verdes. O investimento da autarquia rondou os 180 mil euros.


A aquisição dos novos sete veículos por parte do concelho foi possível graças ao Fundo Ambiental, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que, no início de 2017, disponibilizou verbas para apoiar as autarquias a investir em equipamentos na área do ambiente, com vista a auxiliar a prossecução dos objectivos assumidos a nível internacional em matéria de desenvolvimento sustentável e alterações climáticas.


Os recém chegados veículos, 100% eléctricos, juntam-se, agora, ao até então único veículo eléctrico de limpeza urbana de que o município dispunha. O primeiro veículo do género em Oeiras começou a operar no final do ano passado e tem como missão assegurar a limpeza do Passeio Marítimo. O objectivo do município é a diminuição do impacto ambiental nos serviços prestados pela câmara.


O investimento total, na compra dos sete veículos eléctricos, ascendeu aos 260 mil euros. Desse montante, o município teve de contribuir com 180 mil. O resto do investimento foi garantido pelo Fundo Ambiental.


Em comunicado, o presidente da câmara municipal, Isaltino Morais, manifestou a intenção de efectuar “uma gestão mais inteligente dos recursos”, utilizando, para isso, “novas ferramentas e tecnologias”.


“Em Oeiras, quer-se um desenvolvimento sustentável, resolvendo as necessidades do presente sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras”, declarou.

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2018-01-16
Se cá nevasse, andávamos mais de bicicleta
Se cá nevasse, andávamos todos muito mais de bicicleta e usaríamos os parques, as esplanadas e as crianças...
2018-01-15
ADENE e EPAL lançam projecto para promover uso eficiente de água nas cidades
A ADENE - Agência para a Energia e a EPAL lançaram o Aqua eXperience, um portal web que quer promover comportamentos...
2017-12-19
Barómetro da Mobilidade Nacional e Manifesto Circula de olho nas tendências
Foi apresentado o Barómetro da Mobilidade em Portugal. A observação das novas tendências no campo da mobilidade é...
2017-12-12
Em Almada, o mercado de natal é sustentável
Durante cinco dias, de 13 a 17 de Dezembro, o centro de Almada vai ser palco de mais um Mercado de Natal Amigo da...
VER TODAS