Monitorizar automaticamente consumos para detectar fugas, optimizar consumos e reduzir desperdícios. É o que permite a solução waterbeep Local, da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, anunciada em Sevilha, na conferência de inovação e tecnologia da água H2Orizon, que se realizou entre os dias 19 e 21 de Setembro. O serviço destina-se a entidades gestoras da água e municípios e junta-se a quatro outras modalidades já existentes.

O novo serviço - waterbeep Local - está orientado para os municípios e para as entidades gestoras de água, permitindo que estas reduzam o desperdício e minimizem os impactos económicos e ambientais do consumo de água, ao permitirem, através dos registos de consumo, a detecção de situações como fugas de água. O objectivo é optimizar o consumo de água através da disponibilização de informação e da monitorização constante, com dados que permitem avaliar os consumos, com um detalhe que pode ir até à análise dos consumos efectuados de 15 em 15 minutos.

O serviço da EPAL apresentava-se, até agora, com quatro modalidades distintas, sendo que uma delas se destina ao consumidor individual, permitindo consultar o consumo de água dos últimos meses e compará-lo com os valores médios diários por pessoa numa determinada cidade. Habitações, espaços comerciais, industriais ou escritórios são exemplos de potenciais clientes do serviço.

A solução oferece, ainda, a possibilidade de a leitura do contador passar a acontecer de forma automática, através de telemetria, e disponibiliza, entre outros, a consulta do consumo de água do dia anterior, observando intervalos de 15 em 15 minutos, para além de possibilitar a visualização gráfica da evolução dos consumos efectuados. O serviço vai disponibilizar o envio de alertas de consumo, através de email ou SMS - uma funcionalidade especialmente útil no caso de serem registados consumos anómalos ou consumos contínuos, que podem ser indicadores de roturas ou dispositivos avariados.

O novo serviço da EPAL destina-se ao mercado nacional e internacional.