O consultor e especialista em smart cities português Vítor Pereira foi o vencedor do People’s Choice Award, atribuído pelo Internet of Things World Series, no âmbito da conferência Smart to Future Cities Summit, que decorre, por estes dias, em Londres.

O co-fundador e director do ZOOM Smart Cities, um dos principais eventos internacionais sobre inteligência urbana a acontecer em Portugal, recebeu 21% dos votos do público (comunidade on-line), garantindo-lhe, assim, a vitória frente aos outros seis nomeados, entre os quais constam os nomes de Laurence Kemball-Cook (Pavegen), Dan Clarke (Cambridgeshire County Council), Rhonda Binda (Venture Smarter), Jeanette Carlsson (Tech Nordic Advocates) e Yunus Mayat (City of Bradford Metropolitan District Council) e Dave Carter (University of Manchester).

Leia a entrevista com Vítor Pereira: "Mais do que envolver, quem gere cidades deve devolver"

 

Os sete finalistas foram seleccionados entre mais de 40 candidaturas recebidas pela organização. Para além do reconhecimento internacional, o vencedor ganha ainda a oportunidade de partilhar as suas experiências e conhecimentos durante o evento agora a decorrer, uma entrevista com a equipa editorial do IoT Institute, a entrada gratuita para o IoT World Europe (13-14 Junho). O prémio monetário de 250 libras (cerca de 286 euros) será atribuído a uma instituição de caridade à escolha do vencedor.

Depois desta vitória e participação no evento londrino, Vítor Pereira regressa a Lisboa para preparar a terceira edição do ZOOM Smart Cities, que terá lugar a 22 de Junho, no Museu das Telecomunicações. Em Setembro, o evento vai romper fronteiras e estrear-se em Angola.

Esta não é a primeira vez que Vítor Pereira é reconhecido na área das smart cities. Em 2015, foi eleito Personalidade SmartCitiesLive 2015, no âmbito da Green Business Week (iniciativa da Fundação AIP). Durante 20 anos, foi jornalista e está, desde 2008, ligado a projectos relacionados com a inovação tecnológica nos sectores do turismo, cidades e territórios. Em 2014, organizou, em Bragança, a primeira edição do evento Smart Travel, dedicado ao turismo e territórios inteligentes, e, em 2016, co-fundava o ZOOM Smart Cities, do qual é, actualmente, director. Entre as diversas participações editoriais que realizou nos últimos anos, Vítor Pereira tem também colaborado regularmente com a revista Smart Cities, na qual assina a rubrica “Farol Urbano”.

 

Foto: © https://twitter.com/IoTWorldSeries