No próximo dia 13 de Fevereiro, a cidade de Aveiro vai ser palco de mais um evento de convite à participação no programa URBACT - o programa europeu de partilha de boas práticas urbanas. O Infoday 2019 vai realizar-se em parceria com a câmara municipal de Aveiro e terá lugar no centro de congressos da cidade.

Será no Pequeno Auditório do Centro de Congressos de Aveiro que o Infoday 2019 vai instalar-se para apresentar o programa URBACT e para convidar à apresentação de propostas para Redes de Planeamento de Acção, o último a realizar-se no âmbito do Programa Operacional URBACT III, em vigor até 2020.

O evento vai prolongar-se durante todo o dia, sendo a parte da manhã dedicada à apresentação do programa URBACT e das experiências da cidade de Aveiro em iniciativas urbanas europeias. O Infoday vai contar com a presença do presidente da autarquia aveirense, Ribau Esteves, e da Directora-Geral do Território, Fernanda do Carmo. A abertura do dia será conduzida pelo secretário de estado adjunto e da mobilidade, José Mendes.

Ainda durante a parte da manhã, serão ouvidos vários intervenientes sobre os elementos-chave do programa europeu e será dado destaque ao papel dos grupos locais, dos peritos de rede e da monitorização das operações.

Durante o período da tarde, apresentam-se os termos de referência para o concurso para Redes de Planeamento de Acção, promovido pelo Ponto URBACT Nacional, sendo feito o convite aos representantes de autarquias nacionais para participarem na partilha de experiência e na apresentação de candidaturas. Serão, ainda, apresentadas curtas-metragens sobre a participação das cidades de Amarante, Matosinhos e Porto em programas integrantes do URBACT e será feita uma apresentação, a cargo do município de Torres Vedras, sobre “como encontrar parceiros”.

Em 2018, Lisboa recebeu o festival do programa europeu - o URBACT City Festival -, num evento que reuniu mais de 200 cidades num ambiente de partilha de boas práticas e de finalização de alguns dos programas de partilha inseridos no terceiro programa operacional URBACT.

O programa URBACT é o programa europeu de cooperação territorial e é responsável pelo financiamento e constituição de redes de cidades, com o objectivo de desenvolver soluções para os desafios urbanos com potencial de replicação em várias cidades.

A participação no URBACT Infoday 2019 é gratuita, embora careça de inscrição prévia.

 

Foto: ©CM Aveiro