A Airbnb lançou, no mês de Abril, o “Gabinete do Turismo Saudável”, uma iniciativa para promover o turismo sustentável e autêntico em países e cidades do mundo.

Desde que surgiu, há dez anos, que a plataforma on-line para alugueres de curta duração veio introduzir um turismo fora do que era habitual, impulsionando o turismo em pequenos negócios e residentes locais em todo o mundo. Agora, com este novo programa, baseado em parcerias, protocolos e eventos, a Airbnb quer expandir os seus esforços para aumentar a capacidade económica das comunidades, orientar viagens para locais menos divulgados e promover hábitos de viagem sustentáveis e amigos do ambiente.

Para promover este novo programa, a Airbnb tem vindo a desenvolver algumas iniciativas. Em 2017, Joe Gebbia, um dos fundadores da plataforma, inaugurou a Yoshino Cedar House, no Japão, um espaço numa comunidade rural que, aos poucos, vinha a desaparecer devido à idade avançada da sua população, à baixa taxa de natalidade e à saída dos habitantes mais novos. Desde a abertura, este espaço já acolheu centenas de visitantes de 32 países, o que levou à criação de 70 postos de trabalho. O objectivo é continuar a desenvolver o trabalho, quer seja nas pequenas aldeias de Itália, quer no interior da China, para levar cada vez mais turistas a áreas menos conhecidas, de modo a que estas possam também beneficiar economicamente do turismo.

Com o “Gabinete de Turismo Saudável”, a plataforma apresentou também um conjunto de dados demonstrativos dos benefícios do turismo saudável para os anfitriões, viajantes e cidades mundiais, ao mesmo tempo que deu a conhecer a criação do novo Conselho Consultivo de Turismo, que terá como membros líderes mundiais da indústria do turismo.

“Com o crescimento das viagens e do turismo superior ao resto da economia, é essencial que todos sejam beneficiados. Actualmente, nem todo o turismo criado é igual. Para democratizar os benefícios de viajar. A Airbnb oferece uma alternativa saudável ao turismo de massas que há décadas atormenta as cidades. A Airbnb apoia o turismo local, autêntico, diverso, inclusivo e sustentável, através das rendas arrecadadas pelos anfitriões e pela nossa capacidade de promover o turismo nos locais que mais necessitam. A Airbnb disponibiliza o tipo de viagem que é melhor para os destinos, para os residentes, e para os viajantes”, sublinhou, em comunicado, Chris Lehane, director de políticas globais da Airbnb.