Na competição internacional Sustainable Destinations, criada para premiar destinos turísticos que se destaquem pela sua sustentabilidade, houve dois vencedores nacionais. A região autónoma dos Açores foi premiada pelo Parque Marinho dos Açores, que incorpora uma rede de áreas marinhas protegidas, alcançando o primeiro lugar na categoria Best of Nature, e o município de Torres Vedras conquistou o segundo lugar na classe Best of Community and Culture, com o projecto de valorização do Castro do Zambujal, uma antiga povoação fortificada, nas proximidades da cidade.

Apesar de a cerimónia de entrega, originalmente marcada para a feira internacional de turismo de Berlim (ITB), ter sido adiada devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus, os vencedores dos prémios Sustainable Destinations não deixaram de ser anunciados, on-line, no passado dia 4 de Março. Os Açores conquistaram o primeiro lugar na categoria Best of Nature com a sua rede de 17 áreas marinhas protegidas e o município de Torres Vedras ficou em segundo lugar na categoria Best of Community and Culture com o Castro do Zambujal, uma antiga povoação fortificada que terá 5 mil anos que é monumento nacional desde 1946.

Segundo o município de Torres Vedras, o Castro do Zambujal foi reconhecido pelas boas práticas alcançadas no seu projecto de valorização, que contemplava a “conservação e restauro, paisagismo e museografia digital para aquele sítio arqueológico”. A intervenção realizada no monumento nacional recebeu financiamento dos programas Portugal 2020 e Centro 2020 e contemplou a requalificação arqueológica da povoação inteira e a criação de um circuito de visita e de instalações sanitárias. Na categoria em que Torres Vedras se destacou, o vencedor foi o centro Mossman Gorge, em Douglas Shire, na Austrália, um projecto de turismo natural e cultura sustentável, com mais de 80% dos seus trabalhadores de ascendência indígena.

O Parque Marinho dos Açores, criado em 2011 para “assegurar a protecção e a boa gestão das áreas marinhas protegidas” da região autónoma, conquistou o primeiro lugar na categoria Best of Nature. Em 2016, foi aprovada uma extensão do parque, que passou de 11 áreas marinhas protegidas para 17. O Parque Marinho dos Açores funciona como instrumento de conservação das áreas marinhas protegidas dos Açores.

Para além das categorias Best of Community and Culture e Best of Nature, foram ainda atribuídos prémios em cinco outras categorias: ITB Earth Award, Best of Africa, Best of Asia-Pacific, Best of the Americas e Best of Europe.

A cerimónia de entrega dos prémios, inicialmente prevista para Março, na ITB de Berlim, terá agora lugar na conferência Green Destination Days, que será realizada em Bodrum, na Turquia, entre os dias 6 e 8 de Outubro.

Os prémios Sustainable Destinations contaram este ano com um júri composto por 12 organizações internacionais e pretendem servir de montra para casos de sucesso e para a partilha de boas práticas de sustentabilidade entre destinos turísticos. Para a edição deste ano, foram consideradas 50 candidaturas repartidas por sete categorias.

A Green Destinations, uma fundação sem fins lucrativos e líder de uma rede global de organizações especialistas, é a responsável pela realização dos prémios anuais de turismo sustentável.