Para compensar a desflorestação levada a cabo durante a última década, é necessário plantar 4 mil milhões de árvores por ano - é a plataforma de reflorestação Tree-Nation que o diz. A organização, sediada em Barcelona, já plantou mais de 5 milhões de árvores através de donativos particulares e de empresas.

Fundada com o objectivo de “combater as alterações climáticas”, a Tree-Nation lembra que, “a cada minuto que passa, o nosso planeta perde uma área florestal do tamanho de 36 campos de futebol” (a Universidade de Yale apontava para 40 campos de futebol americano por minuto, em 2017). Isto resulta numa perda de “13 milhões de hectares de floresta” todos os anos, facto que a organização usa para justificar a necessidade de plantar 4 mil milhões de árvores por ano.

Segundo o fundador da plataforma, Maxime Renaudin, este número de árvores a plantar por ano é o necessário “para compensar a desflorestação que tem ocorrido na última década”. “Não vai ser possível combatermos as alterações climáticas se não pararmos a desflorestação”, conclui.

A Tree-Nation pretende mitigar as consequências climáticas da desflorestação - responsável por 17% das emissões globais de gases com efeito de estufa -, permitindo a empresas e particulares contribuir para a plantação de determinado número de árvores, assim como a possibilidade de oferecer a plantação de árvores e de compensar os impactos individuais no planeta, atingindo a neutralidade carbónica através da subscrição de planos mensais individuais ou familiares.

Contando com “mais de 300 espécies de árvores disponíveis”, a plataforma atribui a cada árvore o seu próprio link web, permitindo “fazer um acompanhamento do crescimento da árvore”, mas também dos valores de gases de efeito de estufa compensados.

Fundada em 2006, a plataforma global de reflorestação foi responsável pela plantação de mais de 5 milhões de árvores, através do contributo de mais de 120 mil particulares e 1800 empresas, entre as quais a tecnológica norte-americana Google e alemã Nivea. Actualmente, a organização é responsável por 182 projectos de plantação por todo o mundo.