A SMIITY é a única representante nacional na 5ª edição dos The AppTourism Awards 2018, os prémios espanhóis que premeiam as melhores aplicações móveis turísticas a nível nacional e internacional. Este ano, são aproximadamente 80 as apps em competição, sendo a portuguesa uma delas.

Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 18 de Janeiro, durante a a FITUR, feira internacional de turismo que tem como objectivo premiar as melhores aplicações, espanholas e internacionais, que ajudem a melhorar a experiência dos turistas em viagem.

A plataforma SMIITY, nomeada para a categoria Melhor App turística internacional (Guia de Destino), utiliza tecnologia beacon para disponibilizar informação contextual, de acordo com os locais pelos quais o utilizador da aplicação vai passando. Em concorrência directa com a SMIITY - SMart Interactive cITY, estão as aplicações móveis PUNTAGO e MyMauritius.

Em cinco anos, os prémios espanhóis ofereceram palco a 525 aplicações móveis, das quais 70% são de origem espanhola e 30% de origem internacional. O prémio final é o reconhecimento do SEGITUR, organismo ligado ao ministério da Energia, Turismo e Agenda Digital espanhol e ao FITUR (Feira Internacional de Turismo), uma das principais conferências mundiais de turismo.

Este é um marco para a app de turismo inteligente da mobinteg, já que é a única aplicação portuguesa na final do concurso que se realiza a 18 de Janeiro na FITUR, em Madrid, mas também uma oportunidade para se afirmar no mercado do país vizinho. Este reconhecimento, para Guillermo Rosingana, country manager da mobinteg para Espanha e Itália, “valida, mais uma vez, o forte investimento que a mobinteg tem vindo a fazer na sua internacionalização”.

Em Portugal, a SMIITY, para além de sinalizar vários pontos de interesse pelo país, sinaliza as praias com bandeira azul e vários trilhos, assim como percursos em parques nacionais e vários monumentos nacionais.