O Smart Cities Tour deste ano arranca já no próximo dia 16 de Janeiro, com um workshop subordinado à temática da inovação tecnológica. O evento, organizado pela Associação de Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), em parceria com iniciativa Nova Cidade, da NOVA IMS da Universidade Nova de Lisboa, vai parar em sete cidades portuguesas e não vai deixar de fora as regiões autónomas.

Tecnologia, inclusividade, felicidade, circularidade, alterações climáticas e mobilidade suave: estes são alguns dos temas que o Smart Cities Tour vai levar a cidades do Norte a Sul do país, começando em Janeiro, na cidade de Faro, e terminando em Maio, no Funchal.

A 16 de Janeiro, Faro será palco da primeira sessão de workshops realizada no âmbito do evento da ANMP e da Nova Cidade. Sob o tema “Economia e Inovação Tecnológica”, cidadãos, municípios, entidades e empresas vão discutir questões relacionadas com a criação de marca e a internacionalização das cidades, captação de investimento, criatividade, emprego e empreendedorismo.

A paragem seguinte acontece em Aveiro, no dia 5 de Fevereiro, num workshop em que o tema serão as deslocações a pé e em bicicleta na cidade. Na sessão dedicada à mobilidade suave, estarão em cima da mesa temas como os sistemas de bicicletas partilhadas, a gestão do estacionamento e os sistemas de mobilidade integrada. Em Lisboa, no mesmo mês, o tema é a “Cidade como Plataforma”, com o debate a centrar-se, entre outros, em torno da Internet das Coisas (IoT), da transformação digital e da política de dados abertos.

Em cada workshop, são convidados eleitos e técnicos municipais a apresentar, durante 10 minutos, experiências e a trazer para a discussão os desafios levantados por cada uma das áreas temáticas tratadas. Quem pretender apresentar-se enquanto orador, deve inscrever-se por email, até 7 dias antes da realização do evento - devendo fazer constar identificação, concelho, título da apresentação e resumo entre 200 a 300 palavras. As inscrições devem ser remetidas para novacidade@novaims.unl.pt.

Vila Real (“Cidade Circular”), Setúbal (“Cidade Inclusiva”), Ponta Delgada (“Adaptação às Alterações Climáticas”) e Funchal (“Happy City”) são, por ordem, as cidades que se seguem no roteiro da edição de 2019 do Smart Cities Tour.

A Cimeira dos Autarcas marcará, em Lisboa, o encerramento do Smart Cities Tour 2019, num evento que servirá de palco à apresentação das conclusões dos vários workshops realizados.