A Comunidade Intermunicipal do Algarve é uma enorme plataforma colaborativa, procurando afirmar parcerias estratégicas para responder aos enormes desafios que enfrentamos e antecipar o futuro, nomeadamente na transformação digital, na transição energética e na mobilidade e transportes, com o permanente sentido de contribuir para uma região “Carbono Zero”, com mais qualidade de vida e melhor acesso aos serviços públicos.

Estamos a trabalhar para as pessoas, numa estreita colaboração entre todos os municípios, para facilitar a relação dos serviços com os cidadãos e as empresas, para reduzir burocracias, para poupar tempo nos processos e para harmonizar procedimentos, apostando nas novas tecnologias e nas novas soluções digitais.

Por outro lado, assumimos muito recentemente as competências de Autoridade Intermunicipal de Transportes. Esta é uma área onde sentimos que temos de andar rápido, mas de forma segura. E a nossa primeira preocupação é prestar uma boa informação ao público, procurando melhorar a articulação entre transporte rodoviário de passageiros existente a nível municipal e intermunicipal. Mas temos, também, de ter uma rede de transporte flexível que responda às populações mais desfavorecidas do interior e aos picos de turismo no verão. É para isso que nos estamos a preparar.

"A mobilidade eléctrica é uma opção muito clara para uma região que se quer mais amiga do ambiente, mas também o estímulo ao uso da bicicleta e à via pedonal, como marca para a afirmação de um destino turístico sustentável".

Estamos a correr contra o tempo, ponderando riscos e vantagens das opções que temos de tomar. Por isso, lançamos esta “Smart Region Summit”, para podermos reflectir com outros, que estão mais avançados, mas simultaneamente para abrir uma montra para as empresas que estão a trabalhar nesta nova “fronteira tecnológica”. Queremos trazer mais conhecimento, mas também dar a experimentar soluções e aplicações que podem mudar a nossa vida. E queremos dar um impulso a start-up’s que espreitam a sua oportunidade.

A mobilidade eléctrica é uma opção muito clara para uma região que se quer mais amiga do ambiente, mas também o estímulo ao uso da bicicleta e à via pedonal, como marca para a afirmação de um destino turístico sustentável. Os municípios estão a fazer uma aposta absolutamente irreversível nesta matéria. Estas são duas áreas cruciais deste evento e um dos seus grandes atrativos.

Em tudo o que fazemos temos sempre os olhos postos no futuro. Porque queremos construir uma comunidade mais amigável ao transporte público, mais consciente das suas responsabilidades para com o ambiente, mais saudável nas suas práticas do dia-a-dia, procuramos estar próximos da escola, dos jovens. E a escola vai estar bem presente. E a universidade também.

É tudo isto que torna o Next.Mov estimulante. É para poder viver esta experiência connosco que vos convido. A viagem já começou. Não percam o autocarro.