O TEMPO (Teatro Municipal de Portimão) recebeu, no passado dia 25 de Janeiro, o primeiro de cinco workshops do Smart Cities Tour 2017. Autarcas e técnicos municipais de todo o país, incluindo continente e regiões autónomas, reuniram-se num dia dedicado ao tema da Governação, em que foram partilhadas experiências e discutidas soluções. A próxima paragem é em Évora, no dia 22 de Fevereiro, onde vai discutir-se a temática da Energia, Ambiente e Edificado.

A manhã foi dedicada à partilha de experiências municipais na área de soluções promotoras da inteligência urbana. Já a parte da tarde desta etapa do tour contou com a presença de vários representantes institucionais da região do Algarve, como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), a Universidade do Algarve e a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL). O final do workshop foi marcado por uma sessão de ideação, que envolveu os participantes no desenho de um roadmap temático, que procurou a construção de soluções concretas para tornar as cidades portuguesas mais inteligentes. “A experiência de apelar a um debate dinâmico entre os participantes foi extremamente produtiva”, sendo que “o intuito destas sessões de ideação é dar a palavra a quem conhece o território, a quem está mais perto das pessoas e dos problemas do dia-a-dia”, contou Miguel de Castro Neto, subdirector da NOVA IMS, coordenador da iniciativa NOVA Cidade e responsável pela sessão de ideação.

António Almeida Henriques, responsável pela Secção de Municípios “Cidades Inteligentes” e presidente da Câmara Municipal de Viseu, referiu que “esta foi uma excelente oportunidade para os municípios partilharem os conhecimentos e as experiências práticas indispensáveis para enfrentar os desafios de nova geração que se colocam às autarquias dos dias de hoje e do futuro. Não se trata apenas de fazer obras, mas garantir a qualidade de vida das pessoas, eficiência na gestão, desenvolvimento económico e sustentabilidade”.

A organização do Smart Cities Tour é da responsabilidade da Secção de Municípios Inteligentes da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), em parceria com a iniciativa NOVA Cidade, da Nova IMS – Information Management Schol. A próxima paragem do tour é em Évora, no dia 22 de Fevereiro, onde vai discutir-se a temática da Energia, Ambiente e Edificado. Serão debatidos temas como redes inteligentes, Iluminação pública, Regeneração urbana sustentável, Gestão de água e resíduos e Gestão de espaços verdes

Os resultados finais dos cinco workshops serão apresentados, em Junho, na Conferência ZOOM Smart Cities, que contará com a presença de várias empresas nacionais e internacionais, assim como alguns dos maiores especialistas em matéria de cidades inteligentes.

 

O Smart Cities Tour 2017 conta com o apoio da PT e da revista Smart Cities enquanto media partner.