Setúbal: Ontem, Hoje e o Futuro é um sítio web que junta registos fotográficos do passado e do presente da cidade. O site, concebido pela autarquia, foi lançado este sábado e convida os cidadãos a partilhar fotografias do passado e do presente de vários espaços do município.

A plataforma retrata o “ímpeto transformador deste século” e reúne registos fotográficos do antes e do agora de vários locais da cidade de Setúbal. O recém-inaugurado website permite explorar o estado actual de ruas, bairros, praias e monumentos da cidade e a sua evolução “durante décadas”. Através de “mais de um milhar de fotografias e pequenos textos”, o portal Setúbal: Ontem, Hoje e o Futuro conta com imagens de projectos de requalificação de espaços públicos e edificado do município, mas também de projectos em execução, como é o caso do Complexo Desportivo Municipal Supera Setúbal, do Terminal Interface de Setúbal ou da requalificação da Praça de Bocage.

Concebido pela câmara municipal de Setúbal, o portal “mostra igualmente o legado deixado pelo fotógrafo Américo Ribeiro, quando, durante décadas, percorreu as ruas da cidade para captar imagens que ficaram para memória futura”, lê-se em nota publicada no site do município.

Embora ainda esteja em construção, o site já pode ser visitado e encontra-se organizado por temáticas: equipamentos, imagem urbana, obras e acontecimentos, sendo possível, entre outros, consultar “os estádios de evolução” de várias instalações geridas pela autarquia e aceder aos registos fotográficos de acontecimentos que tiveram lugar na cidade.

A participação cidadã é também convocada no projecto digital do município. O espaço on-line é “de todos os setubalenses” e um formulário presente na página principal convida à submissão de registos fotográficos do presente e do passado do mesmo local feitos pelos utilizadores, procurando “enriquecer” a biblioteca de imagens agora disponibilizada.