A solução de estacionamento iMAPARK, desenvolvida pela tecnológica portuguesa Sernis, foi premiada na edição de 2019 dos prémios IoT Breakthrough - galardões internacionais que distinguem as melhores empresas e soluções na área da Internet das Coisas (IoT). O produto da empresa sediada em Braga, desenvolvida em parceria com outras empresas portuguesas, permite a reserva automatizada de lugares de estacionamento automóvel.

No meio de 3500 candidaturas à edição deste ano dos prémios IoT Breakthrough, a solução da Sernis, desenvolvida em parceria com a Altice Labs e com as portuguesas Globaltronic e Present Technologies, conquistou, na categoria Industrial, o prémio Fornecedor Global de Soluções para Smart Cities do Ano - ou, em inglês, Overall Smart City Solution Provider of the Year.

A solução inovadora responsável pela conquista do reconhecimento internacional foi a iMAPARK, um sistema integrado de gestão de estacionamento, que auxilia os condutores na procura de lugares de estacionamento vagos e recolhe informação necessária à optimização da gestão da oferta de parqueamento automóvel. A solução nacional permite, entre outros, pré-reservar e pagar pela ocupação de lugares de estacionamento. No seu funcionamento, o sistema recorre a sensores, painéis electrónicos e a uma aplicação móvel para fazer a gestão dos lugares de estacionamento disponíveis em cada área. Através da app ou dos painéis instalados, a solução permite aos condutores receber informação em tempo real, relativa ao número de lugares disponíveis. A reserva de lugares é, depois, possível por determinados períodos de tempo, sendo efectuada com recurso a marcadores de estrada.

Segundo comunicado de imprensa da tecnológica portuguesa, está a ser trabalhada a implementação da solução iMAPARK em automóveis autónomos, permitindo, não só, que um veículo estacione sozinho num determinado lugar, mas também seja capaz de encontrar lugar rapidamente e de gerir, de forma independente, o pagamento do estacionamento, evitando deslocações desnecessárias à procura de lugares vagos.

Os prémios IoT Breakthrough, responsabilidade da organização com o mesmo nome, são realizados todos os anos com o objectivo de reconhecer as empresas mais inovadoras e as melhores soluções no campo da Internet das Coisas, englobando soluções pensadas para cidades, habitações, indústrias e comércio. As candidaturas a estes prémios são analisadas por um painel de profissionais do sector IoT.