Robôs para ajudar a tomar medicamentos e dispositivos ligados para uma “vida conectada”. A Samsung aproveitou a sua presença na edição deste ano da feira de tecnologia CES, realizada todos os anos, no início de Janeiro, na cidade norte-americana de Las Vegas, para apresentar as mais recentes novidades no campo da Internet das Coisas. Os utilizadores do ecossistema de dispositivos conectados em rede da tecnológica sul-coreana crescer 220%.

A marca está investida na ideia de uma “vida conectada” e, para chegar lá, serve-se dos avanços nos campos da Inteligência Artifical, da tecnologia de transferência de dados 5G e da Internet das Coisas (IoT). Naquela que é a maior feira de inovação e tecnologia do mundo, a Consumer Electronics Show (CES), a gigante tecnológica revelou novidades que auxiliam na gestão da vida quotidiana, como, por exemplo, ajudar a população idosa a alcançar a independência na gestão da sua sua rotina de saúde, recorrendo para isso a plataformas de robótica, mas também novidades no campo da conectividade dentro do automóvel e do impulso que a tecnologia de transferência de dados 5G deverá registar este ano.

A marca anunciou, durante a sua presença na CES, que o ecossistema de dispositivos conectados SmartThings - plataforma que integra diversos dispositivos conectados, relacionados com sistemas da habitação como a iluminação ou os electrodomésticos e com sistemas de segurança - registou um crescimento de 220% no número de utilizadores registados. Adicionalmente, o número de empresas parceiras com produtos que integram a plataforma aumentou 44%.

Uma das novidades apresentadas durante a feira de tecnologia realizada em Las Vegas foi o Samsung Bot Care, uma solução que recorre à robótica para ajudar a população idosa a gerir melhor as suas rotinas diárias de saúde, auxiliando, por exemplo, na gestão da tomada de medicação. As soluções de robótica apresentadas podem, para além disso, adaptar-se a uma variedade de circunstâncias, podendo ser utilizadas no apoio ao cliente, no caso das vendas a retalho, ou na purificação do ar em zonas particulares.

Segundo nota de imprensa enviada pela empresa sul-coreana, a Samsung terá sido a primeira empresa a receber a aprovação de homologação da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos da América - o regulador norte-americano para as comunicações - para os seus equipamentos comerciais com tecnologia 5G. O compromisso da marca, que se encontra envolvida em projectos piloto também na Europa e Ásia, é o de fazer chegar ao mercado um smartphone 5G ainda durante o primeiro semestre de 2019.

Conectividade e Inteligência Artificial de mãos dadas

No decorrer da CES, a Samsung anunciou a continuação da aposta na Inteligência Artificial, nomeadamente através da expansão da sua plataforma de inteligência Bixby. Esta plataforma, desenhada para utilização em dispositivos móveis, recorre a comandos sonoros e aprende com o uso que os seus utilizadores lhe dão para melhorar a resposta, seja para encontrar restaurantes, informações sobre o estado do tempo, comunicar com os electrodomésticos de casa ou fazer um pedido a um serviço de transporte privado como a Uber.

A edição deste ano da CES termina no dia 11 de Janeiro.