A Advantis Solutions está a organizar um workshop subordinado ao tema "Sistemas Abertos na Gestão dos Serviços de Informação Geográfica", a ter lugar no próximo dia 3 de Julho, pelas 14:00h, no Auditório B da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (Campus de Campolide).

O destaque do evento vai para o projecto GIMS (Georeferenced Information Management System), que visa tornar mais acessíveis, tecnicamente e economicamente, as soluções de cartografia – na Web e no Mobile. Com essa finalidade, o tratamento dos dados geográficos é feito através de recursos ‘open-source’/’software free’, como o Google, Bing, Open Street Map, MapQuest, ArcGIS Services, Cartografias base da Direcção-Geral do Território ou qualquer outra cartografia disponibilizada na forma de geo-serviços.

Com o apoio da Universidade Nova de Lisboa e do e-Geo Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional, a iniciativa inspirou-se nos sistemas de apoio à decisão em processos de componente territorial e que fazem uso de informação geográfica. Através da experiência angariada, o GIMS, segundo os seus promotores, é capaz de abranger todas as áreas ligadas ao território, tais como protecção civil, urbanismo, infra-estruturas ou património cultural e, ainda, marketing georreferenciado e os diferentes tipos de planeamento (físico e sociológico).

As possibilidades de utilização desta plataforma de gestão de informação georreferenciada serão expostas, ao longo da sessão, através do testemunho de clientes da Advantis solutions, que já tiveram oportunidade de experienciar a implementação destes produtos/sistemas.

O recente paradigma da gestão de dados geográficos, a plataforma SIARL – informação geográfica sobre a temática do litoral - ou o sistema de informação para a monitorização de obras marítimas SIMON farão também parte do programa do workshop.

O evento é de entrada livre, mas está sujeito a inscrição prévia.