A Peerby, uma aplicação que permite a partilha de objectos entre vizinhos, foi considerada a melhor app para utilização citadina em 2014. A nomeação foi atribuída pelo júri da competição internacional AppMyCity!, durante o encontro New Cities Summit 2014, que teve lugar em Dallas, nos Estados Unidos, entre 17 e 19 de Junho.

A Peerby, desenvolvida por uma equipa holandesa, permite que as pessoas peçam emprestados objectos de que necessitam esporadicamente a vizinhos em apenas 30 minutos, evitando assim que os tenham de comprar. Com a aplicação, os utilizadores publicam aquilo de que precisam, ao mesmo tempo que os vizinhos recebem uma notificação à qual podem responder de imediato com um simples toque.

“Estamos completamente extasiados por vencer este prémio. O concurso AppMyCity! é sobre tornar as cidades mais divertidas, justas, vibrantes e sustentáveis. É exactamente isso que estamos a tentar fazer com a Peerby”, afirmou o líder da equipa que criou a aplicação, Dean Weddepohl.

O grande prémio da AppMyCity! foi disputado entre a Peerby e duas outras aplicações: a Djump (Bruxelas/Paris), um serviço de ride-sharing, através do qual é possível solicitar uma “boleia” a uma lista de condutores registados, assim como segui-los em tempo real; e a SocialCyclist (Nova Iorque), que permite aos ciclistas criarem as suas rotas preferidas, relatarem problemas no pavimento ou votarem nos seus locais favoritos para circuitos futuros.

"A Peerby é um exemplo perfeito de como as apps podem re-imaginar a vida urbana. A New Cities Foundation está orgulhosa de assinalar os contributos actuais da Peerby para as cidades e espera encorajar o seu potencial para inovações futuras”, exclamou o John Rossant, um dos juízes da competição, fundador e presidente da New Cities Foundation.

O concurso internacional AppMyCity! foi criado em 2012 pela New Cities Foundation, com o propósito de premiar as melhores aplicações móveis para o dia-a-dia na cidade a nível mundial. As apps candidatas são avaliadas por um conjunto de especialistas e a vencedora recebe 5 000 dólares para apoiar o desenvolvimento da aplicação.

Saiba como funciona aqui.