Em 2014, foram à Web Summit, em Dublin, dar a conhecer à comunidade tecnológica internacional a sua ideia inovadora: uma aplicação móvel que consegue medir com exactidão o comprimento, largura e volume do pé. Um ano e meio depois, a Feet IT é hoje lançada e promete “revolucionar o mundo da compra de calçado on-line”.

Depois de participar num dos eventos tecnológicos mais importantes do mundo, a start-up portuguesa empenhou-se em melhorar a aplicação. “A participação na Web Summit foi uma experiência de enorme importância, quer a nível de contactos com investidores e empresas de tecnologia da área de e-commerce, quer sobretudo ao nível de feedback de utilizadores”, revela André Garcês, co-fundador e promotor do projecto. Resultado? Inúmeras alterações na aplicação, de forma a optimizar e facilitar o processo de captação das imagens para processamento e melhorar o user experience. “Daí para cá, foram testados diversos protótipos da app e realizados cerca de 50 mil testes para validação do algoritmo, sendo introduzidas algumas features desenhadas para maximizar a utilidade da app na óptica do utilizador, designadamente o Family & Friends (que permite medir, partilhar e procurar FOOT ID's de amigos e familiares para, por exemplo, surpreendê-los com uma prenda original: o seu par de sapatos preferido)”, conta.

Mas, afinal, ao descarregar a Feet IT, o que se consegue fazer? Com duas fotografias, a aplicação consegue recolher as características e dimensões do pé, criando um perfil único [Foot ID] que poderá usar para comprar calçado on-line, com exactidão e confiança. “Sabemos que as pessoas têm cada vez menos tempo para fazer compras, procuram cada vez mais produtos diferenciadores e não gostam de perder tempo em devoluções e trocas. Por isso, desenvolvemos esta inovadora aplicação que, com base num algoritmo, consegue precisar o tamanho de cada pé”, refere.

E há ainda mais: descontos, novidades e prémios. A start-up incluiu uma secção de créditos, na qual poderá fazer parte de um clube exclusivo, com ofertas e promoções, e até criar um par de sapatos personalizado, com condições preferenciais e com desconto de referência.

Por enquanto, a Feet IT está apenas disponível para sistemas iOS ou na página on-line da aplicação, mas a equipa nacional quer chegar também aos Android. Este é o seu “grande projecto de médio prazo”, ao mesmo tempo que melhora “continuamente a app para responder aos desafios e exigências dos utilizadores”.

“Acreditamos que a Feet IT irá verdadeiramente revolucionar a forma como se compra calçado, permitindo a qualquer utilizador, de qualquer parte do mundo, encontrar o modelo de calçado perfeito para si”, exclama o promotor.