A cidade do Porto foi escolhida para receber, neste novo ano, o Cities Forum. O grande evento da Comissão Europeia dedicado às cidades vem ao Porto discutir o progresso da Agenda Urbana para a União Europeia e o progresso alcançado relativamente aos objectivos definidos pela Nova Agenda Urbana e pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Depois de um processo de selecção, com a entrega de candidaturas a terminar no final do mês de Agosto, a Comissão Europeia anunciou, no passado dia 3 de Dezembro, a eleição da cidade do Porto como anfitriã da quarta edição do Cities Forum.

O evento bienal vai trazer mais de 500 participantes a Portugal, entre decisores políticos dentro dos níveis local, nacional e europeu, para discutir a dimensão urbana Política de Coesão da União Europeia (UE), mas também o progresso no cumprimentos dos objectivos definidos pela Agenda 2030 da ONU - entre os quais estão a erradicação da pobreza, a igualdade de género e a acção climática - e pela Agenda Urbana para a União Europeia.

A edição anterior do Cities Forum realizou-se na cidade holandesa de Roterdão, onde, à semelhança daquilo que vai acontecer no Porto, foram partilhadas boas práticas urbanas e discutido o progresso alcançado pelas cidades dos Estados membros relativamente à Nova Agenda Urbana e às dimensões urbanas da Agenda 2030.

O próximo Cities Forum vai, assim, realizar-se numa cidade que tem evidenciado um forte compromisso de colaboração com os mais variados projectos comunitários. Só dentro das redes de partilha de boas práticas urbanas do programa Urbact, a cidade do Porto encontrava-se envolvida em três projectos que terminaram no ano que agora findou.