No âmbito do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 11 da Organização das Nações Unidas (ONU), que procura a resiliência, segurança, inclusão e sustentabilidade das cidades, a Cities Alliance acaba de abrir uma call para encontrar as melhores práticas urbanas e ajudar na sua promoção e disseminação.

A Cities Alliance, administrada pela ONU, quer ajudar as cidades a desenvolverem-se de modo sustentável. Para isso, procura agora as melhores práticas urbanas que levem em consideração uma abordagem integrada no que toca aos processos de seguimento e revisão para as agendas de sustentabilidade globais ao nível local.

Ir para além do definido pelo Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 11 - o objectivo dedicado especialmente ao papel dos centros urbanos no caminho para o desenvolvimento sustentável global: é esta a ambição da chamada. Para ir além dos objectivos traçados, as estratégias adoptadas devem encontrar-se bem situadas, não só em termos de implementação mas também no que respeita aos processos de seguimento e revisão. Estes últimos devem revelar-se capazes de assegurar a manutenção do compromisso pelos objectivos ao longo do tempo. A monitorização e avaliação por parte das autoridades locais e regionais, assim como por parte de todos os interessados, é, assim, essencial.

A utilização de múltiplas fontes de dados e de métricas de medição quantitativa e qualitativa e o estabelecimento do papel das cidades enquanto lugares e agentes de sustentabilidade - através, por exemplo, da adopção de políticas urbanas nacionais - serão factores igualmente decisivos na avaliação das práticas.

Esta chamada surge como uma oportunidade de dar visibilidade global às melhores práticas urbanas. A Cities Alliance “procura experiências que mostrem como as agendas de sustentabilidade globais são traduzidas para o nível local, em linha com as realidades e necessidades dos actores locais”.

Podem candidatar-se governos locais e regionais, mas também a sociedade civil e o sector privado de qualquer cidade ou país que se encontrem envolvidos com os processos de seguimento e revisão das agendas globais de sustentabilidade ao nível local.

As três melhores práticas serão, depois, dadas a conhecer em actividades ligadas ao Fórum Político de Alto Nível da ONU, que decorrerá em Nova Iorque, entre 16 e 18 de Julho. Mais informações podem ser encontradas aqui.