“Cidades inteligentes e criativas – Smartificação dos Territórios” é o título do livro mais recente de António Covas, professor catedrático aposentado da Universidade do Algarve. A obra está disponível desde o início deste mês e aborda o desafio dos territórios no actual momento de transição tecnológica e digital.

Nesta obra, publicada pela Edições Sílabo, o autor pretende “criar um pequeno embrião de pensamento crítico reflexivo sobre as cidades inteligentes e criativas e a smartificação dos territórios envolventes”, abordando “as relações complexas entre tecnologia e território e a conjugação entre inteligência racional, emocional e artificial nas urbes actuais”.

“A cidade inteligente e criativa é um exercício permanente, imperfeito e inacabado de cidadania, se quisermos, um cadinho de humanidade em plena construção. Os desafios são enormes”, pode ler-se na introdução.

O livro conta com o prefácio de Miguel de Castro Neto, subdirector da NOVA IMS e coordenador da NOVA Cidade - Urban Analytics Lab.

António Covas é licenciado em Economia e doutor em Assuntos Europeus pela Universidade de Bruxelas, contando com a autoria de 14 livros no seu currículo. Enquanto investigador, o trabalho de Covas incide também em políticas do território e do mundo rural, sobre as quais é autor de mais 14 livros. Mais recentemente, o autor tem-se focado na relação entre as tecnologias e os territórios, tendo alguns dos seus textos sido publicados na revista Smart Cities.

O livro pode ser adquirido na página da Editora Sílabo ou em livrarias, como a Almedina.