As ferramentas de marketing de uma cidade podem ir muito além das ditas tradicionais. E que o diga o Porto que vai utilizar a tecnologia de realidade virtual como forma de promover a Invicta. A primeira 'prova de fogo' acontecerá já amanhã durante o QSP Summit, local onde alguns dos gurus do marketing a nível mundial, participantes da conferência, poderão experimentar a aplicação e ver a cidade sem saírem do centro de exposições Exponor.

A ideia portuense passa por lançar uma app, para iOS e Android, que poderá ser usada gratuitamente em qualquer parte do mundo, sendo passível de ser “optimizada em equipamentos próprios”. Em termos práticos, descreve o portal de notícias do Porto, “quem colocar os óculos especiais que vão começar a ser disponibilizados no mercado - onde se encaixam os smartphones - fica com a sensação de que está no Porto e poderá, apenas com o movimento dos olhos, viver uma experiência quase real de passear e saltar de um local para outro sem dificuldade”.

A primeira experiência será proporcionada aos conferencistas da QSP Summint, que terão a oportunidade de testar a aplicação no stand Porto, localizado na área de exposição. Estes mesmo participantes, onde se incluem os CEO e directores de marketing e comunicação de empresas nacionais e estrangeiras vão também ter um encontro, uma “espécie de pré-arranque do evento”, com o presidente do Porto, Rui Moreira.

Um vídeo alusivo à iniciativa e à tecnologia de realidade virtual pode ser consultado aqui.