“Face the challenge” é o tema da edição deste ano do FICIS – Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis, que começa amanhã em Braga. Pelo quarto ano consecutivo e durante três dias, o evento volta a destacar a cidade minhota como um dos principais palcos portugueses de debate sobre estratégias para a inteligência e melhoria da qualidade de vida dos territórios.

Entre os dias 3 e 5 de Abril, são vários os temas na agenda. Investigação e Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação são os destaques do dia de arranque do FICIS. Já no segundo dia, a criatividade e arte urbana tomam o palco, seguindo-se sessões sobre mobilidade e a inteligência nas cidades. Quinta-feira, a agenda será dedicada à sensorização e inovação urbana, regeneração urbana e o futuro das cidades e ainda energia e ambiente.

A fechar cada um dos dias, vão estar as sessões Smart City Lab, nas quais diversos autarcas partilham as suas visões e experiências governativas, debatendo temas como ambiente (Arcos de Valdevez, Melgaço e Montalegre), governança (Castelo de Paiva, Gondomar e Tabuaço) e ainda mobilidade (Caminha, Vila Nova de Cerveira e Monção).

Para além da conferência, o evento conta também com espaço para exposição de soluções e networking. Esta é a quarta edição do FICIS, cuja estreia aconteceu em 2015, com o mote “A New Way of Thinking”. No ano seguinte, a organização do evento decidiu homenagear os 500 anos da obra de Thomas More Utopia e, em 2017, foi a vez de “Fazer Cidade - Place Making”.

A participação no FICIS é gratuita, mas sujeita a inscrição aqui. Para mais informações, poderá descarregar a aplicação móvel.

 

A Smart Cities é media partner do evento.