A edição de 2018 do URBACT City Festival vai ter Lisboa como palco. Nos próximos dias 13 e 14 de Setembro, a cidade acolhe o evento de celebração dos 15 anos do URBACT, o programa europeu de desenvolvimento e partilha de boas práticas urbanas. Soluções aplicadas por mais de 200 cidades vão poder ser partilhadas durante o festival, que vai ter instalar-se no Pátio da Galé, situado no Terreiro do Paço.

Uma carrinha de atendimento municipal que traz os serviços da autarquia às zonas mais isoladas de Palmela, a iniciativa “Human Smart City”, em Águeda, que promove projectos em áreas como a governança ou a mobilidade, ou o projecto “Lojas com História”, de Lisboa, que pretende preservar o comércio local histórico da cidade, são algumas das boas práticas urbanas portuguesas em destaque no festival europeu.

O URBACT City Festival conta, este ano, com mais de 600 participantes inscritos e procura “celebrar a crescente influência das cidades enquanto actores de mudança”, através da partilha e mostra de boas práticas desenvolvidas nas cidades europeias.

Do programa do festival, constam, entre outras, sessões sobre igualdade de género nas cidades, habitação acessível, adaptação das cidades ao meio digital, integração de migrantes, pobreza nas cidades e revitalização do comércio local.

A cerimónia de abertura vai realizar-se no Castelo de São Jorge, no dia 12, e, como já acontecia nas edições anteriores, o festival procurará fazer de toda a cidade o seu palco - através de performances de artistas, e de várias instalações. Este ano, e aproveitando a celebração dos 15 anos do programa europeu, o festival propõe-se a olhar para como o programa tem ajudado cidades europeias a promover mudanças sustentáveis.