Ricardo Vitorino, gestor de pesquisa e inovação para cidades inteligentes na empresa de software aveirense para smart cities Ubiwhere, foi eleito vice-presidente de um dos grupos do Instituto Europeu de Standards de Telecomunicações (ETSI), entidade responsável pela criação de normas europeias no sector das comunicações.

Depois de ter adquirido experiência como developer de software e gestor de pesquisa e inovação para smart cities na Ubiwhere, Ricardo Vitorino foi agora eleito vice-presidente do grupo “cross-cutting Context Information Management” da ETSI - uma organização independente e sem fins lucrativos responsável pelo estabelecimento de standards na indústria das telecomunicações na Europa.

O grupo para o qual o português foi nomeado tem como objectivo, segundo nota de imprensa enviada pela empresa aveirense, “especificar uma forma padronizada de encontrar e trocar informação entre sistemas (bases de dados, aplicações móveis ou redes de sensores), associando contexto à mesma”, conseguindo que estes sistemas sejam capazes de definir “de forma não ambígua” a informação que lhes é relevante, “o seu formato e significado”. Depois da sua eleição, Ricardo Vitorino estará, assim, responsável por “optimizar esta aplicação”, tornando “mais fácil” a sua adopção por parte de toda a comunidade.

A ETSI é uma de três organizações reconhecidas oficialmente pela União Europeia (UE) para o estabelecimento de standards europeus na indústria das telecomunicações, contando com cerca de 900 trabalhadores, 64 países membros e 45 grupos de criação de normas dentro do sector. Em Portugal, são membros da ETSI apenas a PT Portugal, Apple Portugal e a Ubiwhere.