A associação de defesa do consumidor DECO PROTESTE lançou um movimento com o objectivo de criar o Dia Nacional da Sustentabilidade, sensibilizando para a “necessária mudança comportamental”. A data proposta é 25 de Setembro, dia em que a ONU lançou os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A DECO PROTESTE escolheu o dia de ontem, 22 de Abril - Dia Mundial da Terra -, para lançar o movimento para a criação do Dia Nacional da Sustentabilidade. A proposta já foi entregue na Assembleia da República e espera-se agora o agendamento da discussão em plenário.

Em comunicado de imprensa, Bruno Santos, responsável pela comunicação da DECO PROTESTE, sublinhou a importância da criação desta efeméride pelo facto de Portugal não ter ainda cumprido “nenhum dos 17 objectivos propostos” pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Encontramo-nos abaixo da média europeia em vários aspectos, nomeadamente na acção climática”, justifica.

A proposta é que o Dia Nacional da Sustentabilidade seja celebrado a 25 de Setembro, o dia em que os países membros da ONU, em 2015, ratificaram os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030. Para a associação portuguesa de defesa do consumidor, este dia terá como propósito “consciencializar” e “sensibilizar todos os quadrantes da sociedade portuguesa para a necessária mudança comportamental e quanto à urgência de uma maior preocupação no âmbito da sustentabilidade”.

O responsável da DECO PROTESTE aponta ainda a necessidade de chegar a uma redução anual das emissões de gases com efeito de estufa “de 6%”, de forma a mitigar “os efeitos das alterações climáticas causadas pelas escolhas e comportamentos dos cidadãos de ontem e de hoje”.

Para além da proposta para a criação do Dia Nacional da Sustentabilidade, a DECO PROTESTE vai ainda promover a realização de “colóquios e fóruns de discussão” até ao dia 25 de Setembro, procurando envolver a sociedade civil, num movimento “em prol da sustentabilidade”.

 

 

 

Notícia actualizada a 24 de Abril, 11h30, rectificando o nome da entidade organizadora da iniciativa para DECO PROTESTE e não DECO, como referido anteriormente.