Ultrapassou São Paulo e é, agora, a cidade mais inteligente do Brasil. A distinção foi atribuída pelo Connected Smart Cities 2018, ranking elaborado pela consultora Urban Systems e que, anualmente, classifica as 100 cidades mais inteligentes do Brasil.

Depois de receber a Smart City Expo Curitiba 2018, a primeira edição brasileira do Smart City Expo World Congress - um dos maiores eventos do mundo dedicado à inteligência urbana, realizado anualmente em Barcelona - a cidade brasileira do estado do Paraná é eleita, pela primeira vez, a cidade mais inteligente do Brasil, ultrapassando a vencedora da edição de 2017, a cidade de São Paulo, que este ano se ficou pela segunda posição. Na terceira e quarta posições ficaram, respectivamente, as cidades de Vitória e Campinas, que subiu quatro posições relativamente à classificação do ano passado.

Para a elaboração deste ranking, são considerados factores como a adopção de medidas de promoção de mobilidade suave, promoção do transporte público, produção de energias renováveis, tratamento de resíduos, taxas de segurança, mas também indicadores de saúde e de educação.

Na primeira edição do ranking, realizada em 2015, a cidade de São Paulo foi a primeira classificada e Curitiba aparecia na quarta posição, atrás das cidades de Brasília e Rio de Janeiro. Em 2018, o Rio de Janeiro aparece apenas na sexta posição, enquanto que Brasília, cidade capital do Brasil, desce sete posições em relação a 2017 e figura, agora, no 14º posto.

Para além de figurar no topo do ranking, a cidade de Curitiba recebe, ainda, outras distinções, ao ter conquistado o primeiro lugar no ranking na categoria Governança e ao ter evidenciado avanços em áreas tão distintas quanto o urbanismo, empreendedorismo, tecnologia, educação e economia.

Após ter recebido, este ano, a primeira edição brasileira do Smart City Expo World Congress, Curitiba prepara-se para voltar a receber o evento nos dias 21 e 22 de Março de 2019.