Até 26 de Maio, o ClimateLaunchpad, a maior competição mundial de tecnologia limpa, com o apoio do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), está à procura de ideias portuguesas com potencial de impacto na acção climática. Em Portugal, a UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e a LIPOR, o serviço intermunicipal de gestão de resíduos do Grande Porto, são os promotores da competição que vai oferecer 17 mil euros aos finalistas.

Com o objectivo de apoiar empreendedores capazes de “reduzir o impacto negativo no ambiente”, o ClimateLaunchpad está à procura de ideias de negócio cleantech (tecnologia limpa), em áreas como a energia renovável, eficiência energética, agricultura, água, transportes e tecnologia industrial. Em Portugal, a data limite para a apresentação de candidaturas é o dia 26 de Maio, sendo que a final nacional irá realizar-se a 15 de Julho.

Na edição anterior da competição, foi o projecto português eCO2blocks o grande vencedor da final internacional, o que lhe valeu entrada para o programa de aceleração Climate KIC e um prémio monetário de 10 mil euros. O projecto nacional tinha como objectivo fabricar blocos para a construção civil criados a partir de resíduos industriais, dióxido de carbono e água não potável.

Este ano, os projectos seleccionados para o programa vão receber apoio na gestão e validação da ideia de negócio, assim como preparação para a apresentação da sua ideia, recebendo, também, “acesso à rede de contactos do ClimateLaunchpad”, pode ler-se em nota enviada à imprensa pela UPTEC. A selecção do projecto garante, ainda, a participação num bootcamp de dois dias, com início a 17 de Junho, com sessões de mentoria e apresentação da ideia de negócio a um “painel de especialistas nacionais e internacionais”.

O vencedor desta edição vai receber 10 mil euros, sendo que o segundo e terceiro classificados receberão, respectivamente, 5000 e 2500 euros. Em 2018, competiram no ClimateLaunchpad mais de mil equipas de 49 países.

As candidaturas para ideias portuguesas podem ser submetidas, até 26 de Maio, no sítio web da competição, aqui.