Chama-se Citizen’s App - em português, Aplicação dos Cidadãos - e foi desenhada pelo Parlamento Europeu para explicar o que faz exactamente o órgão legislativo da União Europeia (UE). Gratuitamente disponível para dispositivos móveis com sistema operativo Android e iOS, a app permite acompanhar o progresso de iniciativas parlamentares e oferece acesso a conteúdos multimédia e a podcasts.

A "Europa na palma da tua mão” é assim que o Parlamento Europeu descreve a sua aplicação móvel. Lançada num momento em que se aproximam as eleições europeias, que decorrerão no final do próximo mês de Maio, a app, apresentada no passado dia 11 de Janeiro, permite consultar e partilhar o estado dos trabalhos do órgão da UE e seguir iniciativas parlamentares específicas, que podem ser encontradas recorrendo ao motor de busca integrado na aplicação.

A aplicação móvel está disponível em 24 idiomas e os conteúdos que apresenta são adaptáveis às preferências do utilizador, sendo possível navegar por 20 tópicos diferentes e por localização.

Segundo comunicado de imprensa, divulgado pelo Parlamento Europeu, a app, para além de permitir acompanhar o progresso dos trabalhos parlamentares, explica também o funcionamento do órgão legislativo e permite aceder à programação de eventos e a conteúdos multimédia, como vídeos, podcasts e apresentações de slides.

O utilizador pode personalizar o conteúdo apresentado pela app através da utilização de marcadores digitais ou da definição de notificações relacionados com assuntos específicos. Adicionalmente, a aplicação oferece acesso simplificado ao portal “What Europe Does For Me” (em português, “O que a Europa Faz Por Mim”), um sítio web desenhado para demonstrar o impacto das políticas da União Europeia nos cidadãos por todo o continente.

Disponibilizada de forma gratuita, a app pode ser instalada em dispositivos móveis com sistema operativo Android ou iOS.