A ADENE - Agência para a Energia e a EPAL lançaram o Aqua eXperience, um portal web que quer promover comportamentos sustentáveis no uso de água em meio urbano. O site olha com particular atenção para os edifícios e convida à participação de todos na Comunidade da Água, um espaço de partilha de soluções inovadoras.

Fazer das melhores práticas rotina é o propósito fundador da iniciativa que pretende, de modo particular, alterar significativamente o modo de consumo de água nos edifícios, sejam estes públicos, sejam privados, residenciais ou comerciais, alterando o comportamento dos consumidores, individuais ou colectivos. As oportunidades que a tecnologia pode oferecer para a eficiência hídrica, o valor da água e o potencial de poupança nos custos com água e energia são as três principais mensagens que o projecto pretende fazer passar.

Nesse sentido, o projecto vai apostar numa comunicação multigeracional alicerçada em ferramentas e campanhas digitais, mas também em acções de sensibilização junto da comunidade escolar.

Comunidade da Água é uma outra parte integrante do projecto, um espaço virtual no qual pessoas, empresas, organizações e instituições são convidadas a participar e partilhar ideias, boas práticas, projectos, soluções tecnológicas, produtos e inovações capazes de contribuir para a eficiência hídrica nos edifícios.

O Aqua eXperience é uma iniciativa financiada pelo Fundo Ambiental, no quadro da Estratégia Nacional de Educação Ambiental - ENEA 2020, promovida pelo ministério do Ambiente.