Quem visitar as praias de Cascais ou os vários pontos turísticos daquela vila, vai poder consultar, em tempo real, os lugares de estacionamento disponíveis no local, através de uma aplicação para dispositivos móveis. A solução Smart Parking, assente na Internet das Coisas (IoT), chega a Cascais fruto de uma parceria entre a empresa municipal de mobilidade Cascais Próxima e a Vodafone Portugal.

A solução de mobilidade automóvel Smart Parking foi anunciada no passado dia 21 de Fevereiro. Desenvolvida pela Vodafone Portugal para a Cascais Próxima, o projecto pioneiro, baseado em tecnologia IoT, vai abranger as zonas da praia de Carcavelos e da Boca do Inferno. Recorrendo a uma rede de dispositivos interconectados, entre sensores e câmaras inteligentes, a nova solução vai permitir aos utilizadores da aplicação móvel da empresa municipal Cascais Próxima - a MobiCascais - identificar lugares livres nas zonas monitorizadas por esta rede.

A solução desenvolvida pela Vodafone Portugal baseia-se em duas tecnologias distintas: na zona da Boca do Inferno, encontram-se instalados sensores no subsolo, e, na praia de Carcavelos, vão ser instaladas câmaras inteligentes, capazes de monitorizar os lugares de estacionamento disponíveis e, adicionalmente, fazer o controlo de veículos mal estacionados.

O projecto Smart Parking faz uso de uma tecnologia de transmissão “de longo alcance” e capaz de efectuar “ligações massivas de dispositivos IoT” - pode ler-se no comunicado enviado às redacções pela Vodafone Portugal. A solução estará acessível através da app MobiCascais - a aplicação móvel do município de Cascais, que permite o acesso a vários serviços de mobilidade, tais como transportes públicos, parques de estacionamento ou o sistema de bicicletas partilhadas.