A Amadora vai inaugurar o seu primeiro troço de ciclovia, simbolicamente, no primeiro dia da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que este ano apresenta como tema "Andar a pé e de bicicleta em segurança!" e decorre de 16 a 22 de Setembro. Para além da abertura da via ciclável, o município preparou uma iniciativa de promoção da segurança para a utilização da bicicleta junto da população escolar, uma conferência e um passeio de cicloturismo.

A cidade da Amadora vai tirar partido da Semana Europeia da Mobilidade para inaugurar o primeiro troço da rede ciclável planeada para o município. A ciclovia, com data de inauguração marcada para dia 16 - o primeiro dia da SEM -, faz parte da rede ciclável estruturante em implementação pelo município, nas zonas da Falagueira e Venda Nova. A implementação da rede, que envolve os municípios da Amadora e de Lisboa, pretende ligar as novas ciclovias da Amadora à rede ciclável da cidade de Lisboa, nomeadamente na zona da Pontinha e das Portas de Benfica, promovendo a interligação aos interfaces de transporte e “utilização da bicicleta nas deslocações diárias casa-trabalho ou casa-escola”, esclarece o município.

Para além da inauguração do troço de ciclovia, o município tem planeadas várias actividades para a SEM, entre as quais se destaca a realização de uma conferência sob o tema “A Mobilidade Sustentável nas Empresas”, a realizar no dia 17, nos Recreios da Amadora. A iniciativa “Pedala em Segurança”, a decorrer entre os dias 18 e 20, vai levar alunas e alunos das escolas do primeiro e segundo ciclos à Escola Fixa de Trânsito do município e, ainda, o EcoMove-te Amadora, evento agendado para o último dia da Semana Europeia da Mobilidade, no Parque Central da Cidade e que possibilitará várias experiências “para toda a família”, como experimentação de bicicletas eléctricas ou um “mini comboio solar”.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa da União Europeia (UE) que convida cidades e vilas europeias a apresentar propostas alternativas de mobilidade urbana. A decorrer desde 2002, a Semana Europeia da Mobilidade propõe a implementação, por parte das cidades e vilas participantes, de acções definitivas e temporárias que promovam a mobilidade limpa e sustentável dos cidadãos.

Este ano, o tema é Andar a pé e de bicicleta em segurança!, colocando a ênfase nos modos de transporte activo, livres de emissões de gases com efeito de estufa. Para a edição deste ano, estão inscritas mais de 2700 cidades e vilas europeias, encontrando-se calendarizadas mais de 2100 acções, entre temporárias e definitivas, de promoção de mobilidade sustentável. Este ano, 100 municípios portugueses participam na iniciativa da UE.