Uma cooperativa de 18 companhias ferroviárias de transporte de passageiros e mercadorias, na Holanda, está a pôr em marcha um projecto que utiliza a energia renovável como combustível para os comboios. O objectivo é que em 2018 este meio de transporte se torne 100% renovável, utilizando a energia ‘verde’ fornecida pela empresa Eneco – seleccionada nesta iniciativa.

A energia eléctrica que vai abastecer a frota de comboios destas companhias ferroviárias vai ser gerada em parque eólicos holandeses, escandinavos e belgas, sendo que metade vai ser produzida nos Países Baixos. A responsabilidade da Eneco é a de assegurar que existe sempre energia eléctrica suficiente na rede e garantir que o volume de electricidade usado anualmente corresponde à produção anual dos parques eólicos.

Dentro da cooperativa, a principal companhia ferroviária dos Países Baixos – NS - assume um papel de peso: transporta a bordo dos seus comboios 2,3 milhões de passageiros por dia e tem serviços para o Reino Unido e Alemanha. Através do uso de comboios mais eficientes, desde 2005, a utilização de energia dos veículos da empresa pública foi reduzida em 30% por passageiro/quilómetro. Com este novo plano deverá conseguir ter metade dos seus comboios a energia renovável em 2015, 70% em 2016 e a sua totalidade em 2018.

A parceria entre a cooperativa e a Eneco envolve o fornecimento de 1,4 TWh de electricidade renovável por ano, dos quais 1,2 se destinam à NS e 0,2 às restantes transportadoras ferroviárias.