Mobilidade urbana sustentável, transformação digital e governação do futuro. O debate vai centrar-se nestas temáticas, naquela que será a primeira edição do Next.Mov – Smart Region Summit. O evento, promovido pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, vai realizar-se no autódromo internacional do Algarve, nos próximos dias 18 e 19 de Maio. O evento vai contar com a presença de autarcas e de especialistas nacionais e internacionais, que vão procurar projectar as regiões inteligentes do futuro.

Logo no primeiro dia, vai ter lugar o 1º Encontro Nacional de Autoridades Intermunicipais de Transportes, para discutir a mobilidade urbana sustentável, com destaque para a mobilidade eléctrica e para as soluções que os serviços de transportes públicos devem apresentar, numa sessão presidida pelo ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques.

Com presença confirmada para este encontro estão a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), o ministério do Ambiente, a Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos do Ministério das Finanças (UTAP) e as autoridades intermunicipais e municipais de transportes. O encerramento do encontro estará a cargo do secretário de estado adjunto e do ambiente, José Mendes.

Na sessão dedicada ao transporte público, o keynote speaker será Thierry Durand, o director-geral da rede de transportes de Toulon (França).

Já na sessão sobre transformação digital, marcada para o segundo dia do Smart Region Summit, será Carlos Zorrinho, do Parlamento Europeu, o orador principal. Na sua intervenção, as atenções deverão virar-se para os desafios que a aceleração tecnológica coloca à governação dos territórios.

Para além das conferências programadas, mais de 60 expositores, espalhados por 15 mil metros quadrados, vão dar a conhecer projectos e soluções inovadoras, orientados para a construção de uma sociedade mais eficiente e sustentável.

No decorrer deste encontro, será ainda assinado um protocolo de colaboração entre a AMAL, os 16 municípios da região, o Turismo de Portugal, a empresa Mobi.E e a Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor, que contempla a instalação de uma nova rede de postos de carregamento para veículos eléctricos, contribuindo para a criação de uma “Região Carbono Zero”.

A entrada para o evento é gratuita, assim como a inscrição nas conferências. Mais informações podem ser encontradas no sítio web do evento.