A província espanhola de Córdoba vai receber a solução de análise de dados e integração de serviços urbanos CCOC - Cloud City Operation Center, da multinacional de tecnologias de informação japonesa NEC. Também implementada em Lisboa, esta solução integra vários serviços urbanos, analisando os dados disponíveis em tempo real e auxiliando na tomada de decisão.

Depois de ter sido implementada em Lisboa e de ter permitido a integração de dez sistemas internos geridos pela autarquia portuguesa e de 30 externos, geridos por parceiros do município, é a vez da província de Córdoba, na vizinha Espanha, receber a mesma solução tecnológica de gestão urbana. O anúncio foi feito pela própria NEC, em comunicado tornado público no passado dia 19.

A plataforma tecnológica de gestão urbana da NEC foi seleccionada para implementação em Córdoba pela Red.es, entidade pública do ministério da Economia espanhol orientada para a transformação digital, sendo a responsável, também, pelo financiamento da solução, que beneficiará a província durante os próximos três anos. A beneficiária da implementação da CCOC será a Diputación de Córdoba, um “instituto público que fornece serviços económicos e técnicos aos residentes de 77 municípios de Córdoba”.

A CCOC permite auxiliar os serviços municipais em situações tão distintas como veículos mal estacionados ou na detecção de objectos suspeitos, possibilitando a análise de dados provenientes de vários serviços e aumentando os níveis de eficácia na gestão das cidades.

A plataforma de cidade inteligente da multinacional japonesa, responsável pela recolha e tratamento de dados em tempo real, vai actuar nas áreas da gestão de energia, gestão de resíduos e água, mas também na gestão de incidentes, na gestão de plataformas de dados abertos e de participação dos cidadãos.

Leia também:

Cloud City Operations Center: Do laboratório para as ruas de Lisboa | Nos últimos anos, a cidade de Lisboa entrou em força num processo de transformação digital que tem na Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa (PGIL) a sua maior expressão. Para lhe dar forma, a capital portuguesa adoptou o Cloud City Operations Center (CCOC), uma solução desenvolvida pela japonesa NEC.