No âmbito da programação prevista para a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), a câmara municipal de Lisboa (CML) organiza na próxima sexta-feira a conferência “Wise Mobility - Cidades Activas, Cidades Saudáveis”, dedicada à mobilidade inteligente, com a presença de especialistas e entusiastas. O encerramento da iniciativa fica a cargo de Miguel Gaspar, vereador da mobilidade da CML.

Com o objectivo de discutir a mudança de paradigma da mobilidade urbana, com “o peão no centro do desenho do espaço público e a promoção do transporte público e de modos de deslocação activos” - entenda-se, andar a pé e de bicicleta -, a cidade de Lisboa integra na programação deste ano da SEM a conferência “Wise Mobility - Cidades Activas, Cidades Saudáveis”. Marcada para a tarde de dia 20, na Fundação EDP, em Lisboa, a conferência vai reunir oradores especialistas e entusiastas da mobilidade urbana na discussão da mobilidade inteligente para as cidades.

As tendências do futuro da mobilidade serão uma das questões em foco, com a participação de Scott Shepard, director comercial da Free2move, uma aplicação móvel que permite comparar e escolher vários veículos partilhados de vários operadores - sejam automóveis, motociclos, bicicletas ou trotinetas.

André Neves e Miguel Somsen serão também oradores. O primeiro, especialista em mobilidade sustentável na empresa municipal de transportes de Londres - Transport for London -, vai abordar a estratégia para a mobilidade ciclável da cidade que se comprometeu em alcançar 80% de todas as viagens a pé, de bicicleta ou de transporte público, em 2041. O segundo, também conhecido por MC Somsen, é jornalista freelance e vai abordar “A cidade na 1ª pessoa”. Ainda na agenda da conferência, está a intervenção de Frederico Lopes, investigador da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa, cuja participação vai orientar-se para “As vivências das crianças no espaço público”. O encerramento da sessão será realizado pelo vereador com o pelouro da mobilidade em Lisboa, Miguel Gaspar.

A participação na conferência, a decorrer entre as 15 e as 18 horas do dia 20, é livre, mas sujeita a inscrição prévia, aqui. A programação completa das iniciativas da autarquia lisboeta para a edição deste ano da SEM pode ser consultada aqui.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa da União Europeia (UE) que convida cidades e vilas europeias a apresentar propostas alternativas de mobilidade urbana. A decorrer desde 2002, a Semana Europeia da Mobilidade propõe a implementação, por parte das cidades e vilas participantes, de acções definitivas e temporárias que promovam a mobilidade limpa e sustentável dos cidadãos.

Este ano, o tema é Andar a pé e de bicicleta em segurança!, colocando a ênfase nos modos de transporte activo, livres de emissões de gases com efeito de estufa. Para a edição deste ano, estão inscritas mais de 2700 cidades e vilas europeias, encontrando-se calendarizadas mais de 2100 acções, entre temporárias e definitivas, de promoção de mobilidade sustentável. Este ano, 100 municípios portugueses participam na iniciativa da UE.